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Painel H&C
Eventos
DATA INICIAL17 Abr
DATA FINAL18 Abr
LOCALEspaço Fit

16º Curso de Produtos de Limpeza da H&C

O curso tem ênfase em atualização, novas formulações e tendências em produtos e tecnologias de limpeza. Certamente, o curso ajudará você a se aprofundar muito nestes assuntos.

Data: 17/04/2020 - 18/04/2020
Local: Espaço Fit

Mais informações:

Horário: 8h30 – 18h

E-mail: eventos@revistahec.com.br
Telefone: (11) 3849-0094

Investimento De R$ 750,00
R$ 690,00 até o dia 29/11/2019

Incluso na inscrição:

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Sobre o evento:

Local: Espaço Fit 

Rua Peixoto Gomide, 282 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01409-000

(11) 3262-0938 | (11) 3262-0819 | (11) 94237-9662 

contato: contato@espacofiteventos.com.br

 

Hospedagem

- Blue Tree: Luciana: 3147-7037 - lmanfredi@bluetree.com.br (Apto SG Superior = R$345,00 e DB Superior = R$395,00)

- Belas Artes: 2627-6300 | 11 994089953- HB289-SL1@accor.com (informe que irá ao Espaço Fit Eventos e terá 10% desconto)

- San Gabriel: Fabiana: 3253-2279 / fabiana@sangabriel.com.br 

- Ibis Budget: Isabela: 97699-1428 e 3393-306 / PromotorVendasIbisSP@accor.com

 

O curso tem ênfase em atualização, novas formulações e tendências em produtos e tecnologias de limpeza. Certamente, o curso ajudará você a se aprofundar muito nestes assuntos. Ao término, você será capaz de entender a lógica de formular um produto saneante, por meio do entendimento das propriedades das matérias-primas isoladamente, em sinergia, em diferentes formas físicas, diretamente relacionadas ao apelo de marketing e uso dos produtos.

 

Conteúdo Programático

 

Parte 1 – considerações gerais e fundamentação teórica para o desenvolvimento de produtos sanenates

Módulo teórico com demonstrações práticas

 

Euromonitor International – Perspectivas de Mercado com Rafael Pellegrini (40min) – das 8h30 às 9h10.

 

Considerações gerais e matérias-primas usadas em saneantes (3h) – das 9h30 às 12h30 com 15 minutos de coffee break

- Química aplicada ao desenvolvimento de saneantes.

- Considerações gerais, tendências e aspectos técnicos em matérias-primas usadas em saneantes.

- Matérias primas usadas em saneantes .

- Especialidades químicas em saneantes (fragrâncias, enzimas, biocidas, etc.).

- Formas de apresentação de saneantes (emulsões, microemulsões, pós, líquidos e géis).

 

Temas específicos (3h) – das 14h às 17h com 15 minutos de coffee break 

- Teoria das emulsões, microemulsões e géis 

- Reologia, viscosimetria, equipamentos usados em processos agitados.

- Microbiologia básica (contaminações microbiológicas, preservação e higienização de plantas).

- Processos produtivos e Boas Práticas de Fabricação e Controle.

 

Parte 2 – considerações práticas para o desenolvimento de produtos santeantes

Módulo 100% direcionado à discussão de formulações

 

Cuidados com as roupas (3h) – das 8h30 às 12h30 com 15 minutos de coffee break

- Formulações típicas de produtos para cuidados com as roupas – detergentes líquidos, detergentes concentrados 2X, 3X e 4X, detergentes em pó (dry mix), detergentes antibacterianos, alvejantes e pré-lavagens líquidos e pós, auxiliares de passadoria, amaciantes de roupas tradicionais e concentrados.

- Métodos de aplicação e avaliação de produtos.

- Resolução de problemas.

 

Cuidados com as louças (1h30) – das 14h às 15h30 com 15 minutos de coffee break

- Formulações típicas de detergentes lava-louças: detergentes para lavagem manual e automática e líquidos secantes, detergentes concentrados, detergentes em gel.

- Métodos de aplicação e avaliação de produtos.

- Resolução de problemas.

 

Limpeza de superfícies (1h30) – das 15h30 às 17h

- Formulações típicas de limpadores de superfícies, perfumados, multiusos, desengraxantes, desengordurantes para cozinhas e banheiros, pisos, paredes e eletrodomésticos, móveis e utensílios.

- Formulações típicas de desinfetantes transparentes, opacos, em gel, à base de quaternários, fenólicos, óleos essenciais e outros ativos.

- Métodos de aplicação e avaliação de produtos.

- Resolução de problemas.

  

Detalhamento de alguns módulos

Marketing

- Conceitos gerais de marketing (4P’s, análise da concorrência, pesquisa de marketing).

- Comportamento, hábitos e preferências do consumidor.

- Segmentação de mercado e categorias de produtos.

- Apelos de marketing e atributos do produto correlacionados a sua composição e performance.

 

Considerações técnicas gerais e matérias-primas usadas em saneantes:

- Tipos de superfícies no ambiente doméstico

- Tipos de sujidades

- Processos de limpeza

- Legislação

- Matérias-primas e características que justificam seu uso em formulações de saneantes

- Classificação dos ativos e aditivos (ativos de performance, aditivos estéticos, estabilizantes e veículos)

- Ativos de performance - tensoativos (definição, classificação, funções e usos principais)

- Demais ativos de performance - alcalinizantes, solventes, bactericidas, alvejantes, builders, etc.

- Aditivos estéticos – tensoativos (solubilizantes, emulsionantes, dispersantes, etc.), corantes, pigmentos, hidrótopos, fragrâncias, etc.

- Aditivos estabilizantes – tensoativos (emulsionantes, solubilizantes, etc.), antioxidantes, conservantes, hidrótopos, seqüestrantes, aditivos reológicos (reologia e viscosimetria), etc.

 

Estratégias

Aulas expositivas e exercícios práticos

Todo desenvolvimento de serviço ou produto visa atender a uma necessidade de mercado (dos consumidores) e, por isso, correlacionaremos apelos de Marketing com a funcionalidade de cada componente de uma formulação, ou da formulação como um todo.

De uma maneira prática (por meio de exercícios em sala de aula), realizaremos uma pequena pesquisa com os participantes, visando caracterizar um produto no ponto de vista do participante enquanto consumidor (no conceito de Marketing isso se caracterizaria como uma pesquisa com o mercado alvo, porém por ser pesquisa de pequena amplitude é chamada de pesquisa por amostragem e apresenta algumas limitações que serão comentadas.

Por exemplo, o que na visão do consumidor é um amaciante? É um produto que amacia ou um produto que perfuma? Qual é a viscosidade mais adequada para o produto? Quais são as cores e fragrâncias mais adequadas?

Identificando as necessidades e anseios do consumidor, iremos escolher as matérias-primas mais adequadas, ou seja, os materiais que em uma combinação (chamada de formulação) deverão atender aos anseios e necessidades do consumidor, que são apresentados na embalagem na forma de apelos de Marketing (palavras, frases, figuras etc. que facilitam a venda do produto). O produto que, em geral, melhor atende ao consumidor, tende a ser o mais valorizado por ele. 

Para escolher adequadamente as matérias-primas, será proposta uma discussão ampla das categorias de produtos citadas, com apresentação de formulações típicas e discussão da função e eficiência das principais matérias-primas possivelmente presentes nestas formulações, bem como a maneira pela qual avaliamos estas formulações como um todo (testes de aplicação e painel de consumidores).

Os conceitos e as informações serão abordados de maneira prática, ajudando o público a elaborar formulações (simples) a partir dos conceitos apresentados.

Considerando-se uma superfície de porcelanato, qual agente de limpeza você usaria para a remoção de uma sujidade oleosa?

Você sabe qual é a diferença entre qualidade percebida e qualidade real de um produto e como avaliá-la?

Você sabe qual é a diferença entre EDTA dissódico e tetrassódico e sua função nas formulações de saneantes?

Você sabe quais são as diferenças entre ácido sulfônico 90 e 96% relacionadas a sua aplicação?

Você sabe qual é a melhor técnica para incorporar fragrâncias em formulações líquidas?

Você sabe como avaliar o desempenho de um detergente em pó?

Você conhece o mecanismo de detergência na lavagem de roupas?

Você sabe por que em alguns processos de limpeza são desejados detergentes de baixa espuma?

Você sabe como selecionar um emulsionante?

Você conhece o mecanismo de limpeza de uma formulação de multiusos?

Respostas para esta e outras tantas perguntas serão dadas em nosso curso.

Recomendamos que os participantes tragam calculadoras e celulares para o curso. O curso será apostilado e as apostilas serão fornecidas aos participantesno primeiro dia de curso.

 

Ricardo Pedro (Curriculum)

- Doutor em Química pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica.

- Mestre em Química pela Universidade de São Paulo.

- MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

- Especialista em Cosmetologia pelas Faculdades Oswaldo Cruz.

- MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

- 25 anos no mercado de saneantes e cosméticos, atuando como fornecedor de commodities, especialidades, serviços e tecnologias, bem como consultor e ministrante de diversos cursos, possuindo diversas patentes nas áreas citadas.

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