Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Artigos Técnicos
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2017

Revelando o poder dos modificadores reológios

Modificadores reológicos são ingredientes poderosos para o desenvolvimento de produtos de cuidado pessoal. No atual cenário, no qual o mercado mostra-se cada vez mais dinâmico, exigente e competitivo, é fundamental que o formulador possa contar com ingredientes versáteis, fáceis de aplicar e que auxiliem no desenvolvimento de produtos com atributos sensoriais diferenciados.OXIFLOW S 6800, além de promover espessamento de sistemas aquosos baseados em tensoativos, também contribui para o desenvolvimento de formulações com mais transparência, mais cremosidade de espuma, maior suavidade e poder de condicionamento. Estas propriedades, aliadas ao fato de se tratar de um ingrediente líquido que não exige neutralização e que pode ser facilmente incorporado às formulações, fazem de OXIFLOW S 6800 uma excelente opção como modificador reológico associativo. 

 

Propriedades, benefícios e aplicações:

OXIFLOW S 6800[INCI Name: Sorbeth-450 Tristearate (and) Water (and) PEG-9 Cocoate (and) PEG-32 Distearate (and) PEG-175 Distearate] éum líquido viscoso, de cor levemente amarelada e odor baixo, pH na faixa de 5-7 e teor de sólidos entre 70-74%. A dosagem recomendada varia entre 0,5% e 8,0% dependendo da formulação e da viscosidade desejada. Os principais benefícios e aplicações de OXIFLOW S 6800 são apresentados na tabela abaixo:

BENEFÍCIOS

Elevada capacidade de espessamento

Não requer neutralização

Condicionamento da pele e do cabelo

Adequado para formulações sem sal e sulfate-free

Proporciona formulações transparentes

Facilidade de manuseio e incorporação a frio

Suave e não irritante

APLICAÇÕES

Shampoos

Showergels

Espumas de banho

Sabonetes líquidos

Limpadores faciais

Sabonetes íntimos

Formulações suaves e para uso diário

 

Poder de espessamento:

OXIFLOW S 6800 oferece excelente desempenho no espessamento de uma variedade de formulações para limpeza da pele e do cabelo, em grandes intervalos de viscosidade. É particularmente eficaz em formulações com baixos teores de tensoativos, e em sistemas que são difíceis de espessar com eletrólitos, tais como aqueles contendo tensoativos suaves e não iônicos (por exemplo, alquil-poliglucosídeos, PEG-80 sorbitanlaurato, lauril éter sulfosuccinato de sódio).

Figura 1: Desempenho de OXIFLOW S 6800 em sistema com6% de ativos, composto por uma mistura de LESS e CAPB, na relação 80:20. O pH foi mantido entre 6 e 7 e as medidas realizadas na temperatura de 25oC.

Figura 2: Desempenho de OXIFLOW S 6800 em um sistema com 12% dealquilpoliglucosideo. O pH foi mantido entre 6 e 7 e as medidas realizadas na temperatura de 25oC.

Figura 3: Desempenho de OXIFLOW S 6800 em um sistema com 15% de ativos, composto por uma mistura de lauril éter sulfosuccinato de sódio e CAPB, na relação 50:50. O pH foi mantido entre 6 e 7 e as medidas realizadas na temperatura de 25oC.

 

Condicionamento do Cabelo e da Pele:

Em shampoos, OXIFLOW S 6800 confere condicionamento aos fios, proporcionando um toque mais suave e agradável, redução do flyaway e melhor maciez e penteabilidade do cabelo, tanto a úmido comoa seco.

Figura 4: Resultados do painel de meia-cabeça. Comparação entre fórmulas com 12% de ativos (LESS e CAPB, relação 80:20). A formulação controle foi espessada apenas com sal e a formulação teste com Oxiflow S 6800.(*) Resultados estatisticamente diferentes (ANOVA, IC de 95%, n=10).

Em formulações para a limpeza da pele, como sabonetes líquidos e shower gel, são verificados resultados de condicionamento semelhantes aos observados em cabelo, com OXIFLOW S 6800 contribuindo para um sensorial agradável, de toque suave e macio para a pele.

 

Volume e estabilidade de espuma:

OXIFLOW S 6800 contribui para a formação de espuma com uma textura mais densa e rica, caracterizada por bolhas de pequeno diâmetro, que aumentam a percepção sensorial de cremosidade da formulação durante a aplicação.

 

Transparência:

OXIFLOW S 6800 permite desenvolver formulações extremamente claras e transparentes, em um amplo intervalo de dosagem e com variadossistemas de tensoativos e concentrações. A transparência da formulação tem grande impacto visual, transmitindo ao consumidor a percepção de pureza, suavidade e segurança.

Figura 5: Sistema de tensoativos contendo 8% de OXIFLOW S 6800 para representar a capacidade do produto em fornecer transparência às formulações.

 

Segurança:

OXIFLOW S 6800 não é irritante para os olhos (teste HET-CAM) e não tem potencial de irritação dérmica primária, irritação dérmica acumulada ou sensibilização cutânea, de acordo com resultados de testes de contato realizados em humanos (HRIPT – HumanRepeatInsult Patch Tests).

 

REFERÊNCIAS:

  1. Laba, D. Rheological Properties of Cosmetics and Toiletries, Cosmetic Science and Technology Series, V. 13, Marcel Dekker: New York, 1993.
  2. Knowlton, J.L., Pearce, S.E.M. Handbook of Cosmetic Science and Technology, 1st Edition, Elsevier Advanced Technology: Oxford, 1993.
  3. Willians, D.F., Schmitt, W.H.Chemistry and Technology of the Cosmetics and Toiletries Industry. Suffolk: Kluwer Academic Publishers, 1996.
  4. Barel, O. Andre, Paye, Marc eMaibach, Howard I.Handbook of Cosmetic Science and Technology, New York: Informa Healthcare , 2009.
  5. Braun, David B., Rosen, Meyer R.Rheology Modifiers Handbook Practical Use and Application, Willian Andrew Publishing,
  6. Flow behavior of two industrially made shampoos. M. Karsheva, M. Georgieva, S., Birov, G. Journal of the University of Chemical Technology and Metallurgy, 40, 4, 2005, 323-328.

Fonte: Oxiteno S/A, Centro de Pesquisas, Home & Personal Care, Mauá, SP, Brasil

Tags

  • Oxiteno
  • Oxiflow S 6800
  • viscosidade
  • espessamento
  • pele
  • cabelo
  • formulação
  • shampoo
  • shower gel
  • sabonete
  • limpadores faciais

Veja também:

Calendário de Eventos 2017
Parceiros H&C
  • AACD
  • ABC
  • ABIPLA
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • GRAACC
Rua Rio da Prata, 164 São Paulo São Paulo 04571-210 Brasil
Ftech Soluções em Internet