Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Inteligência Factor Kline
QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2019

Os principais fatores que têm impactado o mercado profissional de Hair Care

 

Entre 2017 e 2018, a indústria global de cuidados com os cabelos nos salões de beleza cresceu linearmente, embora haja variações de desempenho por categoria e por país.  Por exemplo, enquanto o mercado dos Estados Unidos mostra uma desaceleração em comparação com anos anteriores, o mercado chinês cresce, impulsionado pelo desenvolvimento do e-commerce. Tendo como base as mudanças no cenário mundial nos últimos anos, saiba as principais perguntas que as empresas do setor devem fazer:

 

Quais são as marcas independentes (indies) mais importantes do setor?

Percebe-se um maior número de fusões e aquisições no mercado de profissional nos últimos anos, principalmente na América do Norte, com a Henkel adquirindo e desenvolvendo um portfólio de marcas inovadoras. Algumas das marcas mais impactantes do setor já pertencem às principais empresas do mercado de beleza, como a L'Oréal (marca Pulp Riot), a Kao (marca Oribe) ou a Henkel (marca #mydentity). No entanto, algumas marcas como ElevenColor WOW ou amika, ainda são independentes, impulsionando as vendas do setor e trazendo novas tendências e inovações. Estas marcas continuam com um desempenho muito bom em 2018, e por isso seguem como alvos para possíveis aquisições. Como novidade, a próxima edição anual (já estamos na 21ª edição!) do nosso estudo de inteligência competitiva “Salon Hair Care Global Series” contará com mais um capítulo, que analisará algumas das marcas independentes mais interessantes do mercado mundial de cuidados com os cabelos nos salões de beleza. A análise contará com perfis de marcas provenientes da Ásia, Europa e América do Norte.

 

Qual é o futuro dos bondbuilders?

Com um produto único e independente, a Olaplex, foi pioneira nessa categoria, fazendo muito sucesso em diversos países. Isso chamou a atenção do mercado, e agora os bondbuilders fazem parte do portfólio das principais empresas do setor, incluindo a L'Oréal, com marcas como RedkenL'Oréal Professionnel Matrix, a Henkel comSchwarzkopf Professional, ou a Kao com Goldwell. Com um mercado global estimado em USD$150 milhões, os bondbuilders ainda apresentaram um aumento de 16% em 2017, de acordo com nosso relatório de inteligência competitiva “Salon Hair Care Global Series”. Embora em alguns mercados, como a Ásia, os bondbuilders ainda estejam em estágios iniciais, em mercados mais maduros as vendas dessa categoria estão chegando à saturação, e a indústria está buscando por inovações nesta área. Na tentativa de impulsionar as vendas, a Olaplex lançou dois novos produtos ao seu sistema inicial de tratamento em três etapas.

Por outro lado, outras empresas procuram novas formas para inovar no segmento de colorações para os cabelos, como incluir a tecnologia de reparação capilar dentro dos produtos para coloração. O melhor exemplo disso é o KolestonPerfect da Wella com as tecnologias ME+ e Pure Balance. A questão principal neste momento é: essas novas tecnologias substituirão os bondbuilders?

 

Como estão sendo as vendas em canais alternativos aos salões de beleza?

Na maioria dos mercados ao redor do mundo, a indústria de salões de beleza está se tornando um mercado híbrido, no qual é difícil permanecer competitivo sem uma estratégia voltada a canais alternativos. As empresas que atuam no mercado de salões de beleza fazem parcerias com varejistas para ampliar seus canais de vendas e alcançar consumidores através de plataformas online como Amazon ou Tmall, lojas especializadas como Ulta ou Sephora, ou ainda lojas de departamentos. Os canais de distribuição usados pelas empresas de produtos profissionais se desenvolvem muito rapidamente e variam de um país para o outro. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas online cresceram mais de 45% em 2017. Para acompanhar de perto este fenômeno, publicamos recentemente nosso relatório de inteligência competitiva “Professional Hair Care Retailing: Channel AnalysisandOpportunities”, que analisa os mercados dos Estados Unidos e do Reino Unido.

 

Qual é o impacto dos estilistas independentes na indústria?

Seja alugando espaços em salões, ou trabalhando em domicílio, estes profissionais vêm aumentando sua participação no mercado russo. De toda forma, uma coisa é certa - cabeleireiros independentes estão impactando a indústria de salões de beleza em todas as regiões. Na Rússia, os estilistas independentes são uma das principais razões do crescimento das marcas locais de baixo custo. Para entender melhor as necessidades desses estilistas independentes e avaliar seu impacto na indústria, oferecemos nosso novo estudo de inteligência competitiva “Independent Hair Stylists: Global Market Brief”.

 

Como estas tendências se refletem no mercado brasileiro?

No Brasil não há uma entrada significativa de marcas independentes no mercado profissional, de forma que o principal crescimento se deve às marcas tradicionais do mercado. Marcas como Phyto Paris e Previa têm chamado atenção com produtos inovadores e que atendem à demanda por naturais, mas ainda se restringem a nichos específicos de mercado.

No Brasil, o mercado de bondbuilders encontra-se saturado. Em 2017 muitas marcas do mercado lançaram produtos neste segmento, sendo que a maioria deles não apresentava o benefício de proteção dos fios. Isso impactou fortemente na credibilidade dos bondbuilders no Brasil. Em 2018, este segmento apresenta um leve crescimento, conduzido pela introdução do Wellaplex (Wella) no mercado. Por sua reputação em produtos de coloração, o bondbuilder da marca foi bem recebido no mercado, superando as projeções de crescimento em 2018. Por outro lado, as demais empresas neste segmento demonstraram queda nas vendas, e em alguns casos, removeram seus produtos do mercado.

Os canais alternativos são o principal driver do mercado profissional em 2018. Lojas físicas como IkesakiSumirê, Rio BellezaSephora e redes de perfumarias são o principal canal alternativo para produtos profissionais, uma vez que permite que as empresas treinem vendedores e criem um espaço exclusivo para a marca. O e-commerce também vem crescendo muito em representatividade nas vendas, uma vez que as compras online têm crescido continuamente, para todo o mercado de bens de consumo. As marcas estão presentes não apenas em sites para cosméticos, como Beleza na Web,Época Cosméticos e Doce Beleza, mas também em sites de lojas de roupas, como RennerRiachuelo e C&A, além de marketplaces, como AmericanasSubmarino e Netshoes.

No Brasil, os estilistas independentes não apresentam crescimento expressivo, mas impactam nas vendas de produtos profissionais ao adquirir seus produtos através dee-commerce e lojas especializadas, sendo um dos drivers para o crescimento neste canais.

Para mais informações, entre em contato com a Factor-Kline

Fonte: Factor-Kline

Veja também:

Calendário de Eventos 2019
ver completo
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet