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QUARTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2017

Tendências em perfumes irão definir mercado nos próximos dois anos

Tendências em perfumes irão definir mercado nos próximos dois anos

O mercado internacional deperfume tem sofrido um impacto nos últimos anos com consumidores mais cautelosos. O Brasil continua a ser o maior mercado de perfumes do mundo, com 16% de participação de mercado, totalizando US$ 4,38 bilhões de vendas em valor no varejo (estimativa do Mintel Market Sizes,em dezembro de 2016). Nos próximos anos, consumidores modernos e diversos esperam cada vez mais que as marcas de beleza lancem produtos mais personalizados. Marcas de perfume podem estimular a compra através de campanhas que incluam aspectos mais abrangentes de gênero, além de uma maior atenção às necessidades de consumidores de todas as idades.

Gênero fluido impulsiona perfumes unissex

A tendência identificada pela Mintel, “The Next Genderation” (“A Próxima Generação”) descreve como os consumidores de hoje estão questionando expressões e expectativas tradicionais de gênero. Esta mudança é impulsionada em grande parte por um novo foco na igualdade entre os gêneros na sociedade e pela crescente visibilidade das pessoas transexuais. A ascensão do gênero fluido tem sido mais observada no mundo do entretenimento e moda, e aumenta também a procura por produtos de gênero neutro nos setores de brinquedos e vestuário. O setor de perfumes também deverá ser afetado pela crescentepopularidade dos produtos unissex.

Os consumidores jovens são os que mais mostram interesse em perfumes unissex, influenciados pela crescente fluidez de gênero e orientação sexual. Novos produtos que sejam centrados em fragrâncias unissex podem atrair o interesse destes consumidores jovens.

A participação dos lançamentos de perfumes unissex no mercado mundial cresceu de 9,5% em 2015 para 11,9% em 2016, de acordo com a Base de Dados Global de Novos Produtos da Mintel(GNPD). Este crescimento foi resultado da demanda por produtos que não sejam direcionados a um gênero específico. A influência da moda pode ser observada em um dos primeiros exemplos de lançamentosdeste tipo: o perfume GIRL, no final de 2014, uma colaboração do músico Pharrell Williams com a marca de moda CommedesGarçons. Outro exemplo é o lançamento de um perfume unissex em 2015, resultado da parceria da marca de óculos Oliver Peoples com a marca de perfume Byredo, que juntas lançaram um segundo perfume em junho de 2016, o Byredo Oliver Peoples 2016.

O mercado de perfumes começou a declinar em países como os EUA, Brasil e Reino Unido, principalmente o segmento de perfumes femininos. O movimento feminista moderno gerou uma reação contraria aos perfumes considerados excessivamente femininos, gerando um aumento em popularidade das fragrâncias unissex.

Os consumidores estão interessados em descobrir fragrâncias que lhes agradem, e não aquelas que são ditadas pela indústria como sendo adequadas para o seu gênero. Especialistas do setor têm destacado e elogiado a volta ao universo unissex, com destaque no processo artístico de criação de perfumes. As marcas poderiam centrar suas ações de marketing nas notas de fragrâncias usadas em seus perfumes, ao invés de direcionar seu marketing a gêneros específicos.

Perfumes atraem consumidores de todas as faixas etárias

Enquanto que perfumes direcionados especificamente para mulheres ou homens estão em declínio, há oportunidades de inovação em perfumes para bebês, assim como para consumidores mais maduros. Campanhas de marketing direcionadas tanto a grupos demográficos mais jovens, quanto aos mais maduros podem ser atraentes a estes consumidores.

Embalagem e notas de fragrâncias são as maneiras ideais para se atingir consumidores-alvos com base na faixa etária. Já há no mercado perfumes para bebês de marcas famosas, como Dior, Zara e Dove.Lançamentos de perfumes para bebês podem destacar elementos que ajudam a acalmar a criança, além de servir como auxílio no desenvolvimento sensorial. Há também oportunidades para a criação de perfumes para mães, pais e bebês que ajudem no processo de vínculo da família.

O mercado adolescente e pré-adolescente representa também um grande potencial para as marcas. Lançamentos de perfumes para teens (adolescentes)de marcas adultas podem tornar a categoria mais atraente:Brooklin Beckham, juntamente com seu irmão mais jovem, Romeo, estrelaram uma campanha de perfume da Burberry em 2016. Um lançamento projetado e direcionado especificamente para o mercado tween(pré-adolescente)poderia aumentar o interesse pela categoria. Notas de fragrância escolhidas pelo sistema crowdsourcing, ou seja, com a participação direta dos consumidores, são interessantes para as pessoas da iGeneration, permitindo que os consumidores se sintam incluídos no processo de criação.

Nos últimos anos, as indústrias de moda e beleza têm colocado foco maior nos consumidores mais maduros, o que mostra a crescente importância e poder de compra deste grupo demográfico. Perfumes são usados por todas as idades e as campanhas de marketing direcionadas às faixas etárias mais altas podemser interessantes para a população brasileira de idade mais avançada.As marcas podem usar nas lojas ferramentas que ajudem os consumidores mais maduros a encontrar os perfumes mais apropriados. A inclusão em perfumes de ingredientes normalmente utilizados em produtos de cuidados com a pele, que hidratam e que não sejam agressivos à pele mais sensível também podem atrair estes consumidores mais maduros.

Charlotte Libby é um Analista Global de Beleza da Mintel, baseada em Londres. Ela começou sua carreira na Mintel em 2013, como Analista de Pesquisa para o Reino Unido e hoje se concentra no mercado mundial de cosméticos e perfumes. Antes de ingressar na Mintel, Charlotte trabalhou em agência de Relações Públicas na área de Beleza, e logo em seguida com o portfólio de revistas femininas da editora Bauer Media. Charlotte é especializada em análise de comportamentos de consumidores e identificação de tendências.

Fonte: Charlotte Libby

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