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SEXTA-FEIRA, 6 DE SETEMBRO DE 2019

Quais as próximas tendências e inovações nas categorias de xampu, condicionador, tratamentos e coloração

Por: Juliana Martins, Especialista Sênior de Beleza e Cuidados Pessoais

A categoria de produtos para cui­dados com o cabelo segue ten­tando trazer inovações no Brasil. As diversas campanhas e ações de marke­ting das marcas mostram a importância que ela tem no país. Porém, os consu­midores ainda parecem receosos quan­to ao uso de certos produtos – como os de coloração – e a alguns compor­tamentos – como a aceitação ou não do seu cabelo tal como ele realmente é. Estar próximo dos consumidores, explicar os diversos benefícios dos seus produtos e entender os diferentes ti­pos de comportamento de acordo com cada geração é imprescindível para as marcas terem sucesso no Brasil.

 

Desafios

Expansão da Amazon promete mudar o cenário do comércio eletrônico de beleza no Brasil. A Amazon ampliou o seu serviço de entregas no Brasil em janeiro de 2019. A empresa americana de comércio eletrônico divulgou que passou a comercializar mais de 120 mil produtos no país de onze categorias diferentes, dentre elas a de produtos de beleza e cuidados pessoais, que possuem um site com conteúdo pró­prio e tutoriais para ajudar o consumi­dor a escolher o produto mais indicado para seu tipo de cabelo.

Essa movimentação da Amazon pode ter uma explicação: o aumento do co­mércio eletrônico no Brasil. De acor­do com o 38º Webshoppers, do Ebit, apresentado em agosto de 2018, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% no primeiro semestre de 2018 em rela­ção ao mesmo período do ano anterior (2017), representando um faturamen­to de R$ 23,6 bilhões.

Mais da metade dos brasileiros não coloriu os fios nos últimos meses

Cinquenta e cinco por cento dos brasi­leiros afirmaram não ter usado produ­tos de coloração em casa nos 12 meses anteriores à pesquisa (janeiro de 2019). Porém, o Relatório Mintel Cuidados com o Cabelo – Brasil, Abril de 2018 revelou que, dentre aqueles brasileiros que coloriram os fios nos seis meses an­teriores à pesquisa (fevereiro de 2018), a maioria o fez em casa, por conta própria: 21% afirmaram isso, em com­paração a 12% que disseram ter feito coloração em um salão de beleza.

 

Oportunidades

Segmento de alimentos e bebidas pode inspirar a categoria de produ­tos capilares. O mercado de alimentos e bebidas tem sido fonte de inspiração para a indústria de produtos de beleza. Porém, o inverso também tem ocorri­do. O segmento de beleza tem inspira­do o mercado de alimentos e bebidas trazendo soluções que vão além dos benefícios primários dos produtos.

Por exemplo, a marca japonesa de macarrão instantâneo Peyoung fez uma parceria com a marca de produ­tos capilares Scalp D para desenvol­ver o Peyoung Scalp D Seaweed Max Salty Chow Mein: ele é um macarrão instantâneo destinado aos homens que promete combater a queda dos fios. Já o Forever Wild Organics Fore­ver Up Energizing & Stimulating Hair Growth Tea and Rinse Treatment, lançado nos Estados Unidos, é um chá energizante que pode ser toma­do como uma bebida ou aplicado no couro cabeludo para estimular a circulação do sangue, o que ajuda a diminuir a queda de cabelo.

Formatos em pincel ou cushion para retoque da raiz trazem praticidade aos consumidores

Dentre os brasileiros que usaram pro­dutos de retoque da raiz nos 12 meses anteriores à pesquisa (janeiro de 2019), 50% estariam interessados em produ­tos capilares fáceis de usar e carregar (por exemplo, embalagens pequenas, produtos de uso único). Novos forma­tos de produtos para retoque da raiz que sejam de fácil utilização (como em pincel ou cushion) poderiam ajudar es­ses consumidores a carregar seus pro­dutos para uma emergência/viagem/ reunião de última hora.

 

O que nós pensamos

O Brasil é um país à parte quando se fala em cuidados capilares. Com diversas marcas no mercado desen­volvendo bons produtos, os consu­midores muitas vezes podem ficar confusos em relação aos benefícios e modos de utilização deles. A pes­quisa revelou, por exemplo, que mais da metade dos brasileiros não coloriu os fios nos últimos meses, e a gera­ção Millennial, tão importante para o mercado, não parece ser muito fiel às marcas. Inovar com novos formatos, novas formas de utilização e novos benefícios poderia fazer com que os consumidores se aproximassem das marcas e garantissem uma maior fi­delização em meio a tantas opções existentes no mercado brasileiro.

Fonte: Revista H&C

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