Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Inteligência Mintel
SEGUNDA-FEIRA, 4 DE DEZEMBRO DE 2017

Diversas oportunidades se abrem para o cuidado da pele madura

As brasileiras com pele madura se tornaram um nicho importante para o setor de beleza e cuidados pessoais. Elas estão preocupadas com a apa­rência e cuidando cada vez mais da sua pele. De acordo com o Relatório Mintel Cuidados com a Pele do Rosto de outubro de 2017, 31% das brasi­leiras com 45 anos ou mais dizem ter pele normal e 26% afirmam ter pele mista. Para esse cuidado, 34% delas utilizam cinco produtos faciais ou mais durante a sua rotina de beleza. Por exemplo, 58% aplicam cremes hidratantes faciais (em comparação a 40% das jovens entre 16 e 24 anos), 48% usam produtos de tratamen­to antienvelhecimento (versus 36% daquelas entre 35 e 44 anos) e 58% usam produtos de proteção solar no rosto (as jovens entre 16 e 24 anos representam 49%).

Dentre os apelos que podem ser usados pelas marcas, o que chama mais atenção dessas brasileiras com pele mais madura é o anti-idade. Por exem­plo, 36% das mulheres com 55 anos ou mais estão interessadas em produtos de proteção solar com benefício antienve­lhecimento. De acordo com o Mintel GNPD (Global New Products Database), a participação do Brasil no lançamen­to de produtos de cuidados com o sol com posicionamento ‘anti-idade’ foi de apenas 3% em relação aos lançamen­tos globais da categoria entre janeiro de 2016 e setembro de 2017. A par­ticipação da França no lançamento de produtos de proteção solar com esse claim foi de 18,7% e do Reino Unido de 15,5% em relação aos lançamentos globais da categoria no mesmo perío­do. Há, portanto, oportunidades para as marcas inovarem e desenvolverem produtos de proteção solar com apelo antienvelhecimento, já que o mercado brasileiro carece de produtos com esse claim.

Outro hábito das mulheres com 45 anos ou mais é em relação ao tem­po que gastam cuidando da beleza. O Relatório Mintel Hábitos de Beleza de março de 2017 mostrou que 29% delas têm usado mais produtos mul­tifuncionais hoje para economizar tempo, em comparação a 17% das mulheres entre 16 e 24 anos, por exemplo. A pesquisa revelou ainda que essas brasileiras com 45 anos ou mais não gastam tanto tempo para se preparar: apenas 12% passam mais de 30 minutos por dia cuidando da aparência, em comparação a 34% das jovens entre 16 e 24 anos. Há, assim, oportunidades para explorar a subca­tegoria de produtos multifuncionais para as mulheres com pele madura, oferecendo benefícios como antien­velhecimento ou produtos específicos para a idade mais avançada, além de produtos com posicionamentos como fáceis e rápidos de serem usados e com resultados imediatos.

E esse cuidado com a pele se es­tende ao longo do dia. Por exemplo, o mesmo Relatório Mintel Hábitos de Beleza revelou que 56% das brasilei­ras com 55 anos ou mais concordam que cuidar da pele durante a noite é tão importante quanto durante o dia. Além disso, 31% revelaram que têm cuidado mais da aparência durante a noite (usando cremes ou máscaras noturnas). As brasileiras de mais ida­de parecem, portanto, ter consciên­cia de que produtos noturnos trazem benefícios à pele. Uma oportunida­de para atraí-las são os produtos de “limpeza dupla” (double cleansing em inglês), originários da Ásia. Eles se caracterizam pela limpeza da pele facial à noite, antes de dormir, com mais de um produto. A primeira lim­peza remove os resíduos de produtos mais resistentes, como maquiagens e protetores solares, enquanto que a segunda limpa o rosto da acumula­ção das impurezas do dia. Além da facilidade de uso, os produtos de lim­peza dupla podem diminuir o tempo da rotina de beleza dos consumidores pela manhã. A marca londrina Pixi, por exemplo, fez uma parceria com Caroline Hirons, famosa influenciado­ra digital do Reino Unido, e lançou o Double Cleanse. O produto vem em uma só embalagem e possui as duas etapas da rotina de limpeza da pele: um óleo sólido de limpeza para re­mover maquiagem e um creme para limpar a pele das impurezas acumula­das

Outra categoria que pode atrair as brasileiras com pele madura é a de dermocosméticos. O Relatório Mintel Atitudes em Relação aos Dermocos­méticos de novembro de 2016 revelou que 43% das mulheres com 45 anos ou mais comprariam dermocosméticos que tivessem como benefício ‘corretor de manchas/clareador’, 40% compra­riam esse tipo de produto se fosse an­tiflacidez/firmador corporal e 50% se fosse ‘antirrugas’.

A categoria de maquiagens é outra que possui diversas oportuni­dades junto às brasileiras com pele madura. O Relatório Mintel Maquia­gem e Esmalte para Unhas de junho de 2017 mostrou que as mulheres com 45 anos ou mais são mais pro­pensas do que as mulheres mais jo­vens a usar cores de maquiagem e esmaltes com efeito cintilante: elas representam 35%, em comparação a 24% das jovens entre 16 e 24 anos e 21% das mulheres entre 25 e 34 anos, por exemplo. Além disso, as mulheres com 45 anos ou mais são mais propensas também a usar cores com efeito sheer (32%, versus 18% das mulheres entre 16 e 24 anos e 21% entre 25 e 34 anos). Aliás, essas mulheres com pele madura também estão mais preocupadas com o enve­lhecimento da pele: 24% delas afir­mam que maquiagens para os lábios com ingredientes antienvelhecimento são importantes, em comparação a 6% das brasileiras entre 16 e 24 anos e 15% daquelas entre 25 e 34 anos. Um exemplo de produto que pode atrair essas consumidoras é a sombra para olhos Sheer Wisdom Serum Sha­dow, lançada nos Estados Unidos em março de 2017. Ela diz possuir pep­tídeos anti-idade que proporcionam um efeito mais jovem e previnem o envelhecimento. Já o batom Marc Jacobs Beauty New Nudes Sheer Gel Lipstick, lançado na França no mes­mo mês, possui vitamina E, ajudando a reduzir os sinais de envelhecimento, inclusive as linhas finas.

O mercado de cuidados com a pele madura tem, assim, diversas oportuni­dades de posicionamento e apelo em seus produtos. As marcas devem co­municar de forma clara e objetiva para que os produtos servem e indicar para que tipo de pele foram desenvolvidos.

Por Juliana Martins

Fonte: Redação Revista H&C

Veja também:

Calendário de Eventos 2017
ver completo
Parceiros H&C
  • Abipla
  • ABC
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet