Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Inteligência Euromonitor
TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2018

Healthy Living: A Nova Cara do Envelhecimento

Por: Kseniia Galenytska, Analista de Pesquisa da Euromonitor International

Em 2017, o segmento global de beleza e cuidados pessoais apresentou outro ano com forte crescimento, com vendas avan­çando 5% em faturamento, sen­do que o segmento premium mais uma vez superou, em taxa de cres­cimento, o segmento de massa. A categoria de maquiagens ainda lidera o setor, sendo, pelo terceiro ano consecutivo, a categoria que mais cresce; contudo, produtos voltados aos cuidados com a pele voltaram aos holofotes em 2017, impulsionados pela megatendên­cia “Healthy Living”.

O reconhecimento da importân­cia da prevenção, visando um es­tilo de vida mais saudável, entre consumidores de diferentes seg­mentos demográficos ecoou no crescimento de categorias como máscaras faciais, limpadores fa­ciais e hidratantes, que ajudam a manter a aparência saudável da pele. Ao mesmo tempo, produtos antienvelhecimento continuam a apresentar dinamismo uma vez que tendem a ser produtos mais caros e beneficiam-se da disposi­ção do consumidor em gastar mais em produtos premium. Além dis­so, um grande número de consu­midores ainda busca eficácia nos produtos de beleza. Geralmente, observa-se que as marcas estão adotando uma nova linguagem em relação ao antienvelhecimen­to usando palavras mais suaves e mais positivas, como “sem idade”, “envelhecimento positivo”, “enve­lhecimento lento” a fim de atrair um grupo de consumidores mais amplo em busca de prevenção e não de tratamento.

 

Prevenção é um dos benefícios buscados

O reconhecimento da importância da prevenção em todas as etapas da vida é primordial. Consumido­res mais jovens buscam estratégias de prevenção, e não cura, quando se trata de envelhecimento. Ao mesmo tempo, os baby boomers estão redefinindo o conceito de envelhecimento. Eles são menos conservadores que seus antecesso­res e são influenciados pelas ima­gens de modelos e celebridades ativos e sem rugas divulgadas na mídia. Eles geralmente não estão dispostos a assumir uma atitude passiva em relação ao envelheci­mento e tentam permanecer jo­vens, saudáveis e energéticos por mais tempo possível. Os resultados da pesquisa Beauty Survey 2017 da Euromonitor International con­firmam que as motivações de com­pra de produtos de skin care são em grande parte regidas pelas altas expectativas que o produto atenda às necessidades da pele, adereça aos seus problemas específicos e aperfeiçoe a aparência. Ao mesmo tempo, as motivações de compra de produtos relacionados à corre­ção dos sinais de envelhecimento são uma prioridade menor por par­te do consumidor. Quando se tra­ta de benefícios do produto, itens que protegem a pele dos danos causados pelo sol e/ou poluição, combatem os radicais livres, mini­mizam os poros, fornecem antioxi­dantes e previnem rugas ou linhas finas são os mais procurados por consumidores de todas as faixas etárias à medida que eles adotam uma postura preventiva.

 

Dimensões multifacetadasdo envelhecimento saudável

Em busca de uma abordagem mais preventiva para se manter saudável, os consumidores estão adotando regimes holísticos que incluem a forma física, o bem-es­tar mental e nutrição. A nutrição, um dos fatores-chave para a ma­nutenção da saúde, é abordada pelos consumidores à medida que eles estão mais conscientes sobre os ingredientes consumidos, sen­do incentivando pelos fabrican­tes a substituir os ingredientes artificiais por outros naturais. Os consumidores estão optando pela simplificação dos ingredientes a fim de incluir apenas os com­ponentes necessários e naturais, abrindo espaço para a tendência clean label, ou seja, produtos que incluem poucos ingredientes pu­ramente naturais. Iniciativas ins­piradas em alimentos e bebidas estão ganhando a atenção dos consumidores no mercado de be­leza com o surgimento de marcas como Kale, que usa superalimen­to como ingredientes principais do produto, enquanto o Beau­tycounter nos EUA excluiu 1.500 ingredientes nocivos da formula­ção de seus produtos.

A saúde emergiu como a nova ri­queza e, em uma tentativa de pre­venir o envelhecimento, os consu­midores estão investindo tempo e dinheiro em atividades físicas, par­ticipando de diferentes atividades esportivas. À medida que o exer­cício se torna um evento social, cria-se a necessidade de roupas esportivas mais elegantes e lison­jeiras, além de produtos de beleza condizentes com condições extre­mas e que possam resistir ao tes­te do suor. A tendência athleisure está atingindo a indústria da bele­za, dando origem a uma infinidade de marcas de beleza de academias, como a Yuni Beauty e a Clinique Fit, por exemplo.

À medida que os consumidores começam a prestar mais atenção à melhoria de seu bem-estar físi­co, eles também estão voltando sua atenção para o bem-estar mental como um meio de atingir a saúde ideal e maximizar os anos saudáveis. O conselho de que “tudo que você precisa é de uma boa noite de sono” é tão antigo quanto o tempo, mas uma boa noite de sono (geralmente defi­nida como oito horas ou mais) é cada vez mais difícil de ser rea­lizada pelo consumidor ocupado e conectado. Marcas de beleza estão voltando suas atenções a produtos voltados ao bem-estar, lançando “manifestantes” do sono de beleza, como a linha This Works, que pretende proporcio­nar uma melhor noite de sono.

 

Envelhecimento Saudável: expandindo as oportunidades de negócio

A prevenção é fundamental em todas as faixas etárias e para maxi­mizar essa tendência as empresas precisam desenvolver e comercia­lizar produtos que ajudem a pre­venir o envelhecimento ao invés de tratar as consequências dele. Para as marcas, é essencial adotar uma estratégia multifacetada que considere todos os aspectos do processo de envelhecimento, in­cluindo hábitos nutricionais, forma física e bem-estar mental.

 

Fonte: Euromonitor

Veja também:

Calendário de Eventos 2018
ver completo
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet