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Inteligência Mintel
SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

Conheça duas novidades que irão impulsionar o mercado de produtos para limpeza de casa

A capacidade de limpeza de diferentes superfícies com um único produto é um concei­to já utilizado há bastante tempo pelos multiusos. Mas ainda existe espaço para expandir o seu espec­tro de atuação, como seu uso no cuidado das roupas. De acordo com pesquisa da Mintel, presente no recém-lançado relatório sobre Hábitos de Limpeza de Casa, 34% dos consumidores demonstraram interesse em produtos de limpeza doméstica que também possam ser usados para lavar roupas.

Tanto os produtos com proposta múltipla quanto os detergentes para a lavagem de roupas têm alta penetração no mercado bra­sileiro: os multiusos fizeram parte da cesta de compras de 93% dos consumidores enquanto os deter­gentes para roupas na versão em pó estiveram presentes na lista de 96% deles. Ao combinar as duas categorias em apenas um produto, abre-se a oportunidade de ofere­cer uma solução que abarca quase todas as necessidades dos consu­midores na hora de limpar a casa, o que pode incentivá-los a migrar para a nova opção.

Além disso, os multiusos são vis­tos pelos consumidores como produtos eficientes em diversas situações: 44% dos brasileiros acredita que produtos de limpeza multiuso são tão eficazes quanto diferentes produtos de limpeza específicos, o que corrobora com a ideia de que produtos capazes de lavar roupas e também a casa sejam inseridos na rotina de lim­peza dos consumidores.

Entre as marcas que apostam no conceito de limpador total está a Pure EM da Coréia do Sul, ofere­cendo um produto que pode ser usado para vários fins, incluindo lavagem de louça e roupa. Já a Pi­nol, do México, oferece um limpa­dor multiuso antibacteriano que, segundo o fabricante, é adequado para pisos, cozinha, banheiro e para lavar roupas.

No Brasil, o UM® é um das poucas opções com proposta ampla. De acordo com o site da empresa, o UM® é “o primeiro SmartClean® do mundo” e pode substituir mais de 20 produtos de limpeza con­vencionais, servindo tanto para limpeza do banheiro quanto de carros e motos, passando pelo cui­dado com as roupas.

Detergentes para louça com hidra­tantes atraem o público feminino

A inclusão de substâncias capa­zes de trazer benefícios para a pele em produtos de limpeza que entram em contato direto com o corpo pode ser uma estratégia para atrair o público feminino. De acordo com a pesquisa da Mintel, 61% das mulheres têm interesse em detergente para louça com be­nefícios para a pele (ex. adição de hidratante), enquanto entre os ho­mens o percentual é de 51%.

O Relatório Mintel de Produtos para Cuidados com o Corpo, Bra­sil, de 2016, mostra que 70% das mulheres têm o costume de usar produtos para as mãos. Todavia, 20% delas afirmaram não ter tem­po suficiente para usar produtos de cuidados com o corpo/mãos/ pés regularmente.

Essa dificuldade das mulheres de encontrar tempo para man­ter uma rotina de cuidado com a pele pode ser uma oportunidade para que as marcas desenvolvam produtos que, além da ação lim­pante, também tragam benefícios extras. Isso ajudará que elas se cuidem, sem exigir uma mudan­ça nos seus hábitos diários. Por­tanto, a categoria de detergentes para louça é uma das que mais podem tirar proveito, já que a la­vagem da louça é uma atividade de rotina entre as mulheres.

Uma das marcas que aposta na novidade é a chinesa Bay Max, oferecendo um lava-louças com vi­tamina E na fórmula para hidratar as mãos, além de extratos capazes de remover os odores desagradá­veis. Já a Pur, da Polônia, adicionou cálcio ao detergente para louças, estendendo os benefícios do pro­duto também para as unhas.

 

 

Fonte: Mintel

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