Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Inteligência Mintel
SEXTA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO DE 2019

Embalagens sustentáveis podem destacar apelo ecológico para valorizar detergentes entre as classes AB

O apelo ecológico, que vem sendo cada vez mais utili­zado nos produtos de limpeza, mostra-se mais valorizado pelas classes de maior poder aquisitivo no Brasil. Pesquisa da Mintel, pre­sente no relatório Hábitos de Lim­peza da Casa, mostra que 39% dos consumidores AB afirmaram “vale a pena pagar mais caro por produtos de limpeza ecológicos”, enquanto entre as classes C e DE, o percentual dos que fizeram a afirmação é 27%.

Enquanto isso, a análise de corres­pondência mostra que o atributo “ecologicamente responsável” é um importante fator na hora de se comprar um detergente para louças, indicando que para a cate­goria, o apelo ecológico pode de­terminar a escolha do consumidor.

A combinação desses dados leva a crer que é possível trabalhar um posicionamento ecológico em pro­dutos para lavar louças como for­ma de trazer um diferencial para os produtos e assim, atrair os con­sumidores das classes AB.

Uma das possibilidades para am­pliar o caráter ecológico dos de­tergentes para louças refere-se ao uso de embalagens recicláveis nos produtos. De acordo com re­latório Mintel, de 2016, sobre es­tilo de vida sustentável, no Brasil, 49% dos consumidores AB com­praram produtos vendidos em embalagens recicláveis nos seis meses anteriores à realização da pesquisa. Porém, para se desta­car, as marcas tem que ir além de incluir nos rótulos selos indicando a possibilidade de reutilização do material ou mensagens que orien­tem o descarte correto das emba­lagens para reciclagem.

A Ecover, marca de produtos de limpeza da Bélgica, por exemplo é uma das que vêm buscando uma abordagem mais sustentável para a embalagem de seus produtos. Para ela, usar embalagens de plás­tico apenas uma vez é errado, e por isso, vem repensando o uso do material nos seus produtos. A empresa tem focado as suas ações em seis esferas diferentes: renovar, reduzir, reusar & usar refil, reciclar, recuperar e reconectar. Essas ações têm como princípio a ideia de fe­chamento do ciclo de vida do pro­duto. Isso significa que a Ecover, além de se preocupar com a pro­dução, também pensa no descarte das embalagens depois do uso.

Em 2018, a empresa lançou uma nova embalagem para o detergen­te líquido para louças feita 100% de plástico reciclado, inclusive a tampa do produto, e que pode ser reciclada novamente o que reduz a pegada de carbono da embala­gem em 70% quando comparada à versão feita de plástico virgem. A marca também está experimentan­do o uso de embalagens alterna­tivas biodegradáveis e de origem biológica, que garantem causar o mínimo de dano ambiental se des­cartadas no lixo comum.

Esse conceito de fechamento do ciclo de vida do produto também é utilizado pela brasileira Irys Brasil. A empresa conta com um progra­ma de logística reversa que permi­te que os consumidores retornem as embalagens vazias dos produtos de limpeza concentrados da mar­ca e ainda os premia com novos produtos. Também de acordo com o relatório de Estilo de Vida Sus­tentável, de 2016, 41% dos brasi­leiros das classes AB afirmam que reciclariam mais se houvesse maior incentivo (ex. dinheiro de volta, pontos fidelidade, descontos). Isso mostra que iniciativas como a da Irys também podem ajudar a atrair consumidores das classes sociais mais elevadas.

Essas iniciativas por parte das em­presas vão de encontro a tendên­cia Mintel Rethink Plastic (Repense o Plástico), a qual se refere a uma grande mudança no comporta­mento do consumidor que se tor­na mais consciente dos danos que os resíduos de plástico podem cau­sam às pessoas e ao planeta. As­sim, a preocupação como a polui­ção plástica nos oceanos, formas mais cuidadosas de usar o material desenvolvendo uma “economia circular” e o consumo consciente já estão em pauta e devem influen­ciar como o consumidor e as mar­cas devem agir a partir de agora.

 

Fonte: Mintel

Veja também:

Calendário de Eventos 2019
ver completo
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet