Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Notas de Mercado
TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2019

The body shop faz parceria com comunidade produtora de plástico reciclado na índia

A The Body Shop lança neste mês uma linha de embalagens feitas de plástico reciclado, fruto de uma parceria com a Plastics For Change, fabricante indiana de plástico reciclável de alta qualidade proveniente de cadeia de suprimento responsável. Apenas no seu primeiro ano, a The Body Shop comprará 250 toneladas de plástico reciclado do programa de Community Trade para usar em quase três milhões de frascos de 250 ml de produtos para cabelos até o final de 2019. 

Isso marca o início de uma meta mais ampla, que é introduzir o plástico reciclado em todas as embalagens PETs usadas pela The Body Shop no próximo triênio. Pelos próximos três anos, o programa aumentará as compras para mais de 900 toneladas de plástico reciclado do projeto e ajudará a capacitar até 2.500 catadores em Bengaluru, na Índia. Até 2030, a expectativa é de que todos os produtos da The Body Shop tenham embalagens feitas de plástico reciclado.

A iniciativa faz parte do programa de comércio justo da The Body Shop, que atualmente compra 24 ingredientes para elaboração de seus produtos e mais de 25 acessórios e, agora, plástico reciclado, de 31 comunidades presentes em 23 países. O programa de comércio com comunidades da The Body Shop analisa os custos reais e justos da produção, ao contrário da prática que usa o poder do comprador para reduzir os preços em negociações convencionais. O preço pago por essas matérias-primas, segundo a empresa, permite que as comunidades se desenvolvam social e economicamente, dando perspectiva de futuro às famílias com histórico de marginalidade social.

A Plastics For Change desenvolveu um processo de negócio e uma plataforma móvel para criar mercados para os plásticos reciclados e revitalizar a infraestrutura de reciclagem. A plataforma cria transparência e responsabilidade através da cadeia de fornecimento para garantir que aqueles na base, os catadores, recebam um preço justo para o plástico que eles coletam. Segundo a The Body Shop, apoiar esses trabalhos dignos e aumentar as taxas de reciclagem beneficia a todos na cadeia de suprimentos.

 

Catadores

A Índia conta com 1,5 milhão de catadores que coletam e classificam mais de seis mil toneladas de plástico todos os dias. A maioria dos catadores do país não tem visibilidade social. Eles são vulneráveis à discriminação, às más condições de vida e de trabalho e a um sistema de pagamento imprevisível para o plástico que eles coletam.

“Eu venho pegando lixo há 30 anos, desde criança. Essa é uma indústria realmente difícil e exigente fisicamente. Os catadores enfrentam todos os tipos de dificuldades, incluindo assédio, pagamentos atrasados e problemas de saúde. No entanto, através da coleta seletiva, consegui criar uma família e meus filhos tiveram acesso à faculdade. Estou muito orgulhosa do que faço, acredito que temos um papel muito importante para manter as cidades limpas e ajudar a reciclar a enorme quantidade de resíduos plásticos que a sociedade produz”, diz Annamma, ex-catadora e atual gerente do Centro de Coleta de Resíduos Secos, em Bengaluru.

“Criamos Hasiru Dala e Hasiru Dala Innovations com o objetivo de dar aos catadores uma identidade formal em Bengaluru para capacitá-los a lutar por seus direitos e obter um lugar justo na sociedade. Essa parceria com a The Body Shop e a Plastics for Change é outro enorme salto ao reconhecer o trabalho incansável que os catadores realizam todos os dias, apesar de enfrentarem tantos desafios”, afirma Nalini Shekar, co-fundador e diretor executivo da Hasiru Dala.

Fonte: Redação Revista H&C

Tags

  • The Body Shop
  • embalagens
  • plástico reciclado
  • Plastics For Change
  • Índia

Veja também:

Calendário de Eventos 2019
ver completo
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet