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Matéria Digital
QUINTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2018

Tecnologia gera inovação em cuidados com os cabelos

Fabricantes e fornecedores de matérias-primas investem em pesquisa e desenvolvimento que sustentam lançamentos mais marcantes

O mercado de haircare é um dos mais fortes do setor de Higiene e Beleza. Em 2017, foi responsável por um faturamento de R$ 20,6 bilhões no Brasil, de acordo com dados da Euromonitor. Ficou atrás apenas de fragrâncias, que registrou R$ 23 bilhões. Nem precisa explicar porque o segmento demanda tanta inovação. Novas tecnologias surgem praticamente o ano todo, resultado do esforço contínuo de fabricantes e fornecedores de matérias-primas, além do apoio de toda a cadeia.

Dove ilustra bem esse cenário. A marca da Unilever acaba de lançar uma linha de “super condicionadores” com “três fatores de nutrição”. A proposta da fabricante é a de que o produto recupere e mantenha saudável os fios em apenas um minuto.

A empresa explica que a nova tecnologia é uma mistura ainda mais potente dos condicionadores comuns, com nutrientes ativos feitos sob medida para atender às necessidades diárias de nutrição do cabelo. Separados em três diferentes níveis – 40 para o dano moderado, 50 para o dano alto e 60 para dano extremo –, cada produto da linha oferece uma combinação específica de glicerina, silicone, hidratantes e tecnologia Microsheet, uma microestrutura mais resiliente ao enxágue que age com o fluxo da água afastando os fios de cabelo e facilitando o seu desembaraço e alinhamento.

“Acreditamos que para alcançar resultados reais é preciso de um cuidado real com produtos que trabalhem duro cada vez que você os usa. A nova linha de Dove Super Condicionador utiliza uma combinação única de ingredientes que melhoram continua e progressivamente a condição dos diferentes tipos de danos nos cabelos”, afirma Juliana Carvalho, diretora de marketing da marca.

Gordura saudável – A marca Laces também apresenta novidades, como o lançamento da sua primeira linha de produtos para cachos. Laces é um hair spa fundado em 1987, especializado em tratamentos naturais e de beleza gradual, com a missão de levar saúde natural aos cabelos. Sua novidade conta com quatro produtos low poo – que limpam os cabelos de maneira mais suave, com pouco uso de aditivos químicos – dedicados a todos os tipos de curvaturas e cachos, inclusive os crespos e afros.

“A Linha Cachos nasceu de uma necessidade de empoderar milhares de mulheres que assumem e cuidam seus cabelos cacheados, sempre pensando em mantê-los saudáveis, nutridos, com produtos extraídos da natureza que prezam não somente pela estética, mas principalmente pela saúde desses fios”, diz Cris Dios, cosmetóloga e uma das responsáveis pelo negócio.

A empresa ressalta que, de acordo com diversas pesquisas realizadas por marcas da indústria de beleza e cosméticos do Brasil, cerca de 50% da população feminina do País tem cabelos que variam de ondulados a crespos. “O movimento cacheado vem ganhando muita força e é muito mais do que somente falar sobre as formas do cabelo, é um estilo de vida que envolve a aceitação, quebra de paradigmas e principalmente auto estima, valorização das raízes e da beleza natural”, afirma Cris.

A nova linha possui xampu, condicionador, máscara e creme para pentear, produtos que prometem ajudar a prevenir o frizz e devolver a estrutura da massa capilar. O grande destaque, segundo a empresa, é o creme de pentear, o “queridinho das cacheadas”, que pode ser usado para fitagem (procedimento de texturização que separa o cabelo em fitas), modelagem dos cachos e garante um efeito poderoso sem pesar nos fios.

Os produtos contam com os óleos de pracaxi e baru em suas fórmulas, que, de acordo com a Laces, são essenciais no processo de umectação e também na hidratação dos fios. O óleo de pracaxi é extraído da árvore pracaxi, direto da selva amazônica, e cria uma espécie de capa que age contra os fatores que ressecam, desbotam e provocam o frizz.

Outra vantagem do uso desse óleo no cabelo, a empresa destaca, é a sua capacidade de prolongar a umidade e de controlar o volume. Já o óleo de baru, produzido a partir da semente da castanha de baru, popularmente chamada de castanha do cerrado, traz para os fios brilho e nutrição, além do fortalecimento da fibra capilar.

A Laces ressalta ainda que, por serem normalmente mais secos, os cabelos cacheados precisam de mais oleosidade, que é perdida até chegar as pontas. Por essa razão, a linha foi toda estudada para devolver a gordura saudável dos fios.

Acabamento profissional – A TRESemmé, também da Unilever, divulgou nos últimos dias que a marca se reinventou e assim apresenta novas formulações que entregam acabamento profissional aos fios. Além do portfólio reformulado, que agora conta com fórmula micelar em xampus e tecnologia patenteada em condicionadores, a marca traz inovações em finalizadores profissionais e lança a linha TRESplex Regeneração, inspirada em tendências de salão. Outro destaque é que, de acordo com a fabricante, todos os produtos apresentam embalagens mais modernas e sustentáveis.

De acordo com Fernanda Gama, gerente de marketing da marca, o mercado da beleza passou por grandes transformações nos últimos anos e, com isso, as consumidoras se tornaram ainda mais exigentes. “TRESemmé se reinventou para oferecer às mulheres novas formulações de qualidade profissional aliadas a produtos inspirados nas tendências da beleza e que sejam, acima de tudo, acessíveis e democráticos. O objetivo é ajudá-las no momento de preparação, para que se sintam ainda mais confiantes e prontas para tudo”, diz.

Os novos xampus com formulação micelar apresentam uma combinação “inteligente” entre remoção de sujeira e depósito de nutrientes, proporcionando suavidade na limpeza dos fios durante a lavagem. Ou seja, a nova fórmula une a eficácia vinda das partículas de limpeza (micelas) com a delicadeza da nanotecnologia condicionante, proporcionando a suavidade.

Já os novos condicionadores e máscaras de tratamento com tecnologia patenteada desembaraçam os fios facilmente com efeito percebido ainda na etapa úmida e durante o enxágue, além de manterem os cabelos hidratados e ajudarem no controle de frizz. A empresa explica que os produtos apresentam moléculas que têm afinidade às áreas danificadas dos fios e que elas se “agarram” à sua superfície facilitando a formação de um filme homogêneo sobre a fibra capilar. Como resultado, obtém-se cabelos mais macios, brilhantes e fáceis de arrumar.

O novo portfólio TRESemmé é apresentado em sete linhas.  Os produtos foram desenvolvidos para potencializar o melhor dos ativos, e possuem indicações específicas para cada tipo de cabelo. O lançamento TRESplex Regeneração é uma linha inspirada em um tratamento profissional e focada na reconstrução dos fios. De acordo com a empresa é o tratamento mais poderoso da marca contra danos severos.

Ela foi desenvolvida com a tecnologia chamada TRESplex, que age no interior da fibra capilar, protegendo, fortalecendo a estrutura interna e regenerando o fio danificado. O resultado do uso é cabelos 10 vezes mais fortes. A coleção possui três itens: Máscara Pré-Shampoo, Shampoo e Condicionador.

A marca também desenvolveu uma linha de finalizadores que proporcionam acabamento profissional para todos os estilos de cabelos. O portfólio de soft styling é composto por seis linhas, todas com filtro UV. Os produtos estão disponíveis nas texturas sérum, geleia e creme. Todos os finalizadores podem ser usados nos cabelos úmidos ou secos. Óleo e água de coco, queratina, extrato de pérola, manteiga de karité, hibisco, pantenol e aloe vera são alguns dos ingredientes usados nas formulações.

Força da natureza – Os “poderes inexplorados da natureza” também inspiraram a Kérastase, de L'Oréal. A marca francesa amplia a linha Aura Botanica, a primeira linha profissional de luxo a oferecer cuidados naturais para os cabelos, lançada em 2017. Para expandir a coleção, a empresa escolheu os ingredientes de origem natural mais eficazes e provenientes de fontes responsáveis para tratar dos mais exigentes desejos capilares. Isso inclui o inédito Bain Micellaire Riche, formulado para fios mais ressecados e sensibilizados, e ainda três novos produtos personalizados para texturizar, realçar e proteger a beleza natural dos cabelos.

Entre as novidades estão: o xampu Bain Micellaire Riche, com óleo de castanha-do-pará e óleo de farelo de arroz tailandês; Eau de Vagues, leave in com açúcar paraguaio e aloe vera mexicano; e o leave in Crème de Boucles, com manteiga de murumuru da Amazônia e aloe vera mexicano.

O Bain Micellaire Riche age como um escudo antipoluição e torna os cabelos mais maleáveis. Eau de Vagues é um item com efeito praia, textura bruma para secagem natural ou com secador. E Crème de Boucles é um produto voltado para definição de cachos, em textura creme.

Fragrância e embalagem – As novidades da Kérastase ainda mostram que inovação em haircare também pode ser encontrada em fragrância e embalagens. A empresa diz que os universos da aromaterapia e da alta perfumaria se juntam para criar a assinatura olfativa de Aura Botanica. O acorde amadeirado-floral foi desenvolvido em colaboração com perfumistas da Mane, como uma mistura de matérias-primas nobres, óleos essenciais, resinoides e extratos naturais.

A embalagem vermelho-âmbar de Aura Botanica é concebida para otimizar o peso e os materiais, usando pelo menos 25% de Reciclados Pós-Consumo (RPC). Kérastase destaca que Bain Micellaire foi o primeiro produto da marca a ser embalado em plástico 100% RPC. “Até as instruções foram incorporadas à embalagem externa para diminuir resíduos.”

Matéria-prima – A indústria da matéria-prima também está atenta a oportunidades no segmento de cuidados com os cabelos e apresenta inovações. Uma das empresas é a Basf, que também oferece solução para fabricantes que investem ou desejam investir no mercado vegano. A fornecedora explica que as proteínas de trigo são geralmente usadas em produtos capilares, no entanto 6% da população, ou seja, 18 milhões de indivíduos são alérgicos ao glúten – de acordo com um estudo publicado na revista Digestion.

A nova matéria-prima Gluadin Kera-P LM é uma proteína de baixo peso molecular que pode ser incorporada em xampus, géis capilares, condicionadores ou qualquer tipo de produto para cuidado diário com o cabelo. Esse produto atende aos desafios das reações alérgicas ao glúten, pois permite a fabricante estabilizar os blocos de construção que estão faltando nos cabelos, fortalecendo e rejuvenescendo os fios. Essa solução é uma alternativa vegana à queratina natural.

A queratina continua a ser o ingrediente ativo de proteína preferencial, representando mais de 60% de todos os produtos que contêm proteínas, de acordo com o Global New Products Database (Mintel). Entretanto, a queratina é produzida a partir de produtos animais – proteína de chifres, cascos, penas e pelos de diferentes animais que estão presentes em condicionadores e xampus, entre outros itens. Já a solução da Basf é uma fitoqueratina de baixo peso molecular para o mercado de cuidados pessoais, desenvolvida com base em estruturas proteicas essenciais derivadas de plantas, como soja e arroz. A microproteína penetra profundamente pela cutícula até o córtex. Não contém glúten e têm a certificação Halal.

Limpeza instantânea – A Dow é outra fornecedora que tem soluções inovadoras para haircare. Um de seus principais produtos é uma formulação de “xampu seco líquido”, que tem como proposta a limpeza instantânea dos fios. A formulação, com o Dowsil Ep-9801 Hydro Cosmetic Powder e Aculyn 28 Rheology Modifier permite a transformação da textura do produto, que atualmente tem um aspecto de pó quando entra em contato com o cabelo.

Com a nova proposta da Dow, esse líquido seca rapidamente quando é aplicado nos fios. Além de absorver a oleosidade, é fácil de usar e permite agilidade no dia a dia das pessoas que trabalham e se exercitam diariamente.

Acordei assim – Outro destaque da empresa segue a tendência do Natural Look, para quem busca uma aparência natural. Algo como “acordei assim”. Para os cabelos, são novas possibilidades para controle de frizz, cachos definidos, poder hidratante e alinhamento dos fios, sem deixá-los pesado. Um protagonista da Dow nesse quesito é a formulação Co-Wash, que permite lavar o cabelo suavemente, proporcionando uma sensação de frescor e hidratação.

Sua formulação utiliza menos surfactantes, que não danificam os cabelos e garante a duração da cor por um período maior, definição dos cachos, além de conferir uma aparência natural, graças às tecnologias Ucon Fluid AP e Dowsil HMW 2220.

Ácido glicólico – Durante a FCE Cosmetique, realizada em maio em São Paulo, a Chemours apresentou Glypure, ácido glicólico para uso em xampus, condicionadores e hidratantes para cuidados em todos os tipos de cabelos. O produto é distribuído pela Brenntag. Por penetrar com facilidade na cutícula do cabelo, o ingrediente integra-se facilmente à queratina e possibilita que os fios fiquem mais macios, protegidos e com aparência saudável.

“Por ter essa facilidade de penetração ao longo do eixo capilar, o ácido glicólico contribui para o aumento da resistência dos fios ao calor. A solução também tem outros benefícios, como a hidratação do couro cabeludo, deixando-o mais saudável e com menos descamação”, explica Ana Beatriz Nascimento, gerente de Soluções Químicas da Chemours. Devido tamanho reduzido de sua molécula, Glypure também tem aplicação cosmética e é utilizado em produtos para pele e unha.

Essas são algumas tendências e soluções que mostram a força do segmento de cuidados com os cabelos. Acompanhe outras notícias e novidades no nosso site, nas Notas de Mercado e na Revista H&C.

Fonte: Redação Revista H&C

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