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Matéria Digital
SEXTA-FEIRA, 20 DE JULHO DE 2018

Inovação está na ponta da língua em maquiagem

Fabricantes e fornecedores de matérias-primas ‘pisam fundo’ no desenvolvimento de produtos inovadores

O segmento de maquiagem no Brasil faturou R$ 8,31 bilhões em 2017, o equivalente a pouco mais de 8% do valor total do setor de Higiene e Beleza, segundo dados da Euromonitor. Esse mercado, no País, sem dúvidas é um dos mais promissores e que oferece muitas oportunidades em inovação. Prova disso é o movimento intenso de fabricantes de produtos finais e fornecedores de matérias-primas que trazem diversas novidades aos consumidores e formuladores.

A L’Oréal Brasil ilustra muito bem essa onda de boas novas que chegam ao segmento. Iniciou em junho a operação de Urban Decay no País. Integrada à sua divisão de luxo, a empresa explica que, com essa marca, completa a estratégia de trabalhar a questão do empoderamento de consumidores por meio do uso de maquiagem como forma de expressão. Adquirida pelo Grupo em 2012, a Urban Decay “é conhecida por sua imagem irreverente e moderna, que dialoga com consumidores mais jovens, um segmento importante para os negócios da divisão”.

A Sephora Brasil comercializa os produtos no País, um portfólio com mais de 300 itens, entre eles as paletas de sombra Naked e o pré-maquiagem Eyeshadow Primer Potion, produtos famosos na comunidade de maquiagem, segundo a L’Oréal.

“Urban Decay não é uma marca tradicional. É uma marca que desde sua criação vem quebrando paradigmas e trazendo novos valores para consumidores e para a L’Oréal como um todo”, diz Priscilla Luna, relações públicas e makeup artist de Urban Decay. “É uma marca que pensa fora da caixa e traz valores tão em voga hoje em dia, como feminismo e empoderamento. Por isso, tem papel fundamental para trazer novos ares à divisão”, completa.

Visual jovem e radiante – A Guerlain também entra nesse grupo de quem apresenta inovação e traz a novidade Bee Glow, lançamento que faz parte da família Abeille Royale. Segundo a marca, um conceito nunca antes visto. “Bee Glow abala os códigos de beleza, entregando uma hidratação excepcional e o efeito ‘look-molhado’, que captura a luz para restaurar o volume do rosto e remodelá-lo. Um skincare intensificador de pele que oferece um look jovem e radiante.”

Trata-se de um produto de skincare e maquiagem ao mesmo tempo. Um anti-envelhecimento feito para melhorar a pele, Bee Glow oferece benefícios por meio de uma combinação inovadora para a marca. “Fresco e multifacetário, une o prazer sensorial com total liberdade.” A marca ressalta ainda que a novidade entrega o benefício hidratante, mas também faz o papel de finalizador, melhorando a pele para quem não quer usar maquiagem. Além disso, oferece uma base e ilumina a face antes da maquiagem.

Um pequeno toque de Bee Glow depois de usar o pó Terracotta, por exemplo, cria uma finalização ‘super natural’, recomenda a marca.

Pertencente à linha Abeille Royale, o Bee Glow combina ingredientes em estado natural: geleia real das colmeias localizadas em Sologne, na França, e o mel singular da ilha de Ouessant, território francês.

Fruto de longos meses de pesquisa, esse produto hidrata e fortalece a epiderme. Recria uma barreira para a pele, que a protege de agressores externas, e desse modo contém o ressecamento da pele. Horas após horas, a pele permanece perfeitamente firme e radiante. Esse brilho é atingido graças a outra obra tecnológica: Bee Glow incorpora uma nova geração de micropartículas de pérola em sua composição, as quais refletem a luz.

Mais proteção – Quem também traz novidades é Eudora. A marca, do Grupo Boticário, lança o Regenerador Labial, item que entra para a linha de cuidados antissinais Neo Dermo Etage. Recomendado para todas as idades, o regenerador labial possui um complexo de ativos e vitaminas que renovam, reparam e protegem os lábios de danos externos, como ressecamento, deixando-os saudáveis e hidratados por mais tempo.

“Geralmente, cuidamos da pele do rosto com protetores e cremes antissinais e esquecemos de cuidar dos lábios, que sofrem agressões diárias. O uso contínuo de batons e mudanças climáticas acabam ressecando a região, então é essencial ter um produto sempre à mão que proteja e hidrate os lábios”, afirma Alessandra Fraga, dermatologista consultora da marca. A médica ainda orienta usar o produto pela manhã, antes da maquiagem, e aplicá-lo junto da rotina de cuidados noturnos.

Efeitos – O setor de matérias-primas também vem com tudo e apresenta novidades que auxiliam e inspiram as fabricantes cosméticas. A Merck é uma das empresas que trazem novidades, entre elas RonaFlair LDP White e RonaFlair Flawless. “Hoje a Merck é conhecida principalmente pelos pigmentos de efeito – cor, brilho e efeitos visuais decorativos – que são amplamente usados no mercado de maquiagem pelos maiores fabricantes de cosméticos no mundo, porém também fornecemos pigmentos funcionais que oferecem propriedades únicas aos cosméticos e favorecem a criação de inovação”, diz Leonardo Lima, de marketing.

O executivo cita benefícios ‘interessantes’ que esses produtos podem oferecer: efeito soft focus, cobrimento de rugas e imperfeições na superfície da pele, melhora de sensorial e um booster de FPS para produtos com proteção solar.

A empresa também vem com novidades para a linha Ronastar Allure, com os pigmentos red e black. Essa é a primeira linha de pigmentos de cor da Merck a oferecer efeito matte. Além de apresentar uma luminosidade sutil quando aplicado sobre a pele, o sensorial é extremamente agradável, segundo a empresa, devido à estrutura esférica das partículas do pigmento.

“São super estáveis e fáceis de incorporar na fórmula”, diz Silvana Kitadai Nakayama, gerente técnica da Merck. “Por serem puramente inorgânicos, podem ser aplicados em cosméticos veganos”, acrescenta.

Silvana destaca também que o vermelho é uma alternativa aos óxidos de ferro, porque não necessitam moagem prévia, não amarelam a fórmula nem influenciam negativamente a textura em formulações em pó. “São ótimas opções para aplicações em produtos para os lábios, unhas e bases”, afirma.

Já os pigmentos Ronastar Quantum Gold e Ronastar Iconic Copper são novas opções de pigmentos com intenso brilho e efeito metálico (cobre e dourado). Segundo a gerente, possuem um tratamento de superfície diferenciado, que proporciona melhor aplicabilidade em formulações não aquosas (óleos, ceras, pós), sensorial melhorado e efeito long-lasting.

Multifuncionais – O setor de matérias-primas já conhece que a maquiagem não é só beleza. As oportunidades surgem também em oferecer proteção e tratamento. “Maquiagem deixou de ser o produto que apenas colore, para ser o produto que mantém os cuidados diários, trata a pele, previne o envelhecimento precoce e ainda entrega uma performance delicada e única, através das texturas, cores, resistência e efetividade”, diz Amanda Omodei, gerente de marketing técnico da Focus Química.

A empresa oferece diversos ingredientes nesse sentido, como a linha Parsol, da DSM (sua representada), que, segundo a gerente, tem sido sinônimo de filtros UV de alta qualidade e alto desempenho.

Outro exemplo vem dos modificadores sensoriais, como Valvance Touch 210, também da DSM. Um modificador sensorial que consiste em partículas porosas esféricas de sílica de toque aveludado. Amanda explica que o item proporciona um acabamento fosco imediato e maior conforto a formulações cosméticas, tais como diminuição da oleosidade e absorção do suor, absorção muita rápida e facilidade de espalhabilidade.

“Ideal sua aplicação em BB creams e produtos multifuncionais que agregam FPS mais cor”, recomenda.

Outro destaque da Focus também é um ativo da DSM, o recém-lançado Bel-Even, que pode ser utilizado em maquiagens, principalmente para o rosto, como em bases e BB creams. Esse ativo sintético e patenteado foi concebido para neutralizar os efeitos prejudiciais do estresse sobre a pele.

“Sua atividade visa inibir reversível e seletivamente a enzima-chave 11β-HSD1, que gera cortisol na pele, o hormônio do estresse”, explica Amanda. “Bel-Even reequilibra o nível de cortisol na pele e como resultado leva a melhor aparência da pele e reduz os sinais de envelhecimento prematuro. Ideal para produtos de uso diário”, finaliza a especialista.

Acompanhe mais novidades sobre maquiagens nas próximas semanas, no nosso site e nas Notas de Mercado.

 

Fonte: Redação Revista H&C

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