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SEGUNDA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2018

Household & Auto Care: vitrine de tecnologias e inovações

Tradicional evento do setor de limpeza no Brasil traz de volta sua exposição de empresas e, com ela, muitas possibilidades

Household & Auto Care traz de volta ao evento a sua exposição de empresas e transforma a edição 2018 em um ambiente de encontro, inspiração e negócios para o setor de limpeza, em São Paulo, com participações de profissionais e companhias de diversas regiões do País e de fora dele. Além do tradicional seminário (veja abaixo), a feira serviu de vitrine para apresentação de portfólio, tecnologia e inovação.

“O nosso mercado é um dos mais fortes do Brasil, e mesmo diante de um cenário mais desafiador, devido à recente crise econômica enfrentada no País, resiliência foi palavra de ordem nos últimos tempos, segundo apuramos em diversas vezes por meio da nossa reportagem”, afirma Neiri Bozzolo, diretora da Revista H&C. “Agora, mais do que antes, é um momento de unirmos esforços para seguir e avançar ainda mais. Esse evento representa a reunião de todo o setor, toda a cadeia produtiva”, acrescenta.

O Household & Auto Care foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca. Uma das empresas presentes na exposição foi a Dow. “Destacamos ingredientes que agregam valor aos produtos que o consumidor já conhece”, diz Alberto Pino, gerente de marketing da empresa para a América Latina.

O executivo está baseado no México, porém muito atento às oportunidades que o setor oferece no Brasil, mesmo diante de uma recente crise econômica pela qual o País passou. Como desenvolver produtos de limpeza mais fáceis para o público da melhor idade e produtos que, mesmo de maneira indireta, auxiliam a reduzir o consumo de recursos como água e energia elétrica.

São sugestões de formulações com silicones que, por exemplo, facilitam retirar mais rapidamente a espuma do detergente na lavagem manual de roupas e que proporcionam 40% mais facilidade para passá-las.

Entre outras novidades, a fornecedora também apresentou um silicone para uso em limpa-vidros que, segundo Pino, proporciona maior espalhabilidade do produto e uma cobertura mais ampla da superfície, além da formação de um filme protetor que propicia mais durabilidade da limpeza e mais brilho.

A MCassab também trouxe tecnologias. Mayra Guzzo, coordenadora da unidade de negócio, explica que, junto com a Rhodia, a empresa apresentou um solvente de fonte renovável voltado ao mercado institucional.

 

Fonte renovável

Já com a Oxiteno, a MCassab destacou um blend para formulações de amaciantes, que substitui parcialmente os ativos catiônicos na formulação. Essa tecnologia proporciona mais maciez ao tecido, facilitando na hora de passar roupas, além de endereçar claims inovadores de mercado. Esse benefício gerado pelo produto é realmente um diferencial, de acordo com a Oxiteno. Durante pesquisas qualitativas feitas com consumidores, o critério ‘tempo de passar a roupa’ (ou ‘facilidade em passar a roupa’) foi um dos mais importantes para a escolha de um amaciante de roupas.

O produto é uma solução desenvolvida à base de polialcoxilados e tensoativos não iônicos para ser usada em formulações de amaciantes de roupas regulares e concentrados. O produto, segundo a fornecedora, é proveniente de fonte renovável, tem ampla compatibilidade com outros ingredientes da formulação de amaciantes e não impacta na fragrância do produto final.

 

Alta temperatura

A exposição do Household 2018 também serviu de termômetro para poder perceber como anda o setor, quais expectativas tem e que ritmo está tomando. A Quimisa, que junto com a Novozymes investiu para apresentar performance – evidenciando a tecnologia biodegradável – destaca esse ponto.

Andressa Wehmuth, gerente regional da Quimisa, conta que a feira foi bastante positiva e atraiu visitantes qualificados. “O evento foi bem movimentado, com muita gente buscando informação, o que mostra otimismo no setor que os profissionais possuem boas expectativas”, afirma.

Percepção similar também foi captada por Ricardo Pedro, especialista da Ipel. De um evento cheio, com muita movimentação e presença de profissionais do setor, incluindo diversas áreas.

Quanto à sua participação na exposição, Ricardo explica que o objetivo foi apresentar as soluções completas que a empresa oferece para prevenir e combater o crescimento dos micro-organismos nas indústrias fabricantes de produtos finais e também de matérias-primas, dando proteção ao produto desde o estágio de fabricação até sua aplicação final. “Não oferecemos apenas produtos, mas serviços, como análise da situação, treinamentos e acompanhamentos”, diz.

Além de participar do Household, a Ipel está marcando presença em todos os workshops realizados pela Revista H&C neste ano (veja aqui), em diversas regiões do País. Essa iniciativa mostra a crença da empresa na força do setor e na importância de disseminar informações técnicas a todos os tipos e tamanhos de empresas.

 

Redução de custo e vantagem ecológica

Outra empresa que valoriza o Household e ilustra a força do evento é a Polyorganic. “Somos parceiros de longa data dos eventos H&C e, completando 25 anos, não poderíamos nos furtar a mais uma oportunidade”, diz Mauro Majerowicz, proprietário (leia mais aqui).

“Normalmente, e como sempre, o retorno é imediato, ou seja, tivemos um grande fluxo de clientes habituas, assim como recebemos visitas de potenciais clientes, inclusive de outros países sul-americanos, como Bolívia, Peru e Chile”, conta o empresário. “Apesar do pequeno número de expositores, nos surpreendeu o número de visitas a nosso estande”, acrescenta.

Nesse evento, a Polyorganic apresentou a sua recente parceria com a DuPont. “Somos responsáveis pelo desenvolvimento técnico e de mercado de uma completa linha de enzimas de geração avançada (proteases, amilases, celulases, mananases, peptidases e lipases) para os segmentos de laundry (institucional e doméstico), medical cleaning e outras aplicações específicas, gerando uma nova opção para o mercado”, explica Majerowicz.

O executivo complementa ressaltando que, com o foco em produtos sustentáveis, a empresa está aumentando o seu mercado para a linha Nabion, produto de origem francesa com selo verde da comunidade comum europeia, utilizado principalmente em detergentes e alvejantes em pó, com objetivo de melhorar a performance em relação a produtos convencionais.

A empresa também destacou um ativo derivado do açúcar de beterraba e substituto ecológico de derivados do EDTA, “inclusive com poder de sequestro maior, custo-benefício relevante e altíssima biodegradabilidade”, finaliza Majerowicz.

 

Conteúdo forte é destaque do seminário

O Seminário Household & Auto Care 2018 contou com conteúdo que chamou a atenção dos participantes. O destaque, segundo grande parte dos profissionais consultados pela reportagem da Revista H&C, foi a relevância dos temas apresentados – veja aqui como foi o Programa de Palestras de 2018.

Para Helen Carvalho, da área de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Casa KM, participar do seminário é “sempre muito positivo, pois é uma oportunidade para se atualizar com o que as empresas estão oferecendo de mais novo em matérias-primas e também obter um panorama de mercado”. “São informações muito importantes no desenvolvimento de novos produtos”, diz.

“Uma das palestras de mais destaque, na minha opinião, foi a da Lonza, pois eles trouxeram de uma forma bem didática os perigos aos quais estamos expostos, relacionados a micro-organismos e qual a melhor maneira de combatê-los, e assim desenvolver produtos eficazes para o consumidor”, completa.

Natália Viola, da Terpenoil, concorda que foi positivo participar do seminário. “Foi uma experiência bastante gratificante, pois além do evento ter contribuído para a minha formação profissional, ainda complementou ainda mais os conhecimentos na área de saneantes, em que atuo no momento”, diz.

“Gostei bastante do seminário apresentado pela Quimisa/Novozymes, pois além de eles terem abordado um assunto bastante atual (aplicação da biotecnologia no mercado de produtos de limpeza), ainda foi possível verificar na prática o uso de produtos, através de uma exposição demonstrativa de alguns itens comercializados por eles”, conta.

 

Fonte: Redação Revista H&C

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