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Notas de Mercado
TERÇA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2018

Tendências apontadas na FCE ganham relevância

A FCE Cosmetique é conhecida como a plataforma de conhecimento para toda a indústria cosmética, com suas áreas dedicadas a conteúdo e debates. Com palestrantes de peso, internacionais e nacionais, os três dias de evento trouxeram no primeiro semestre tendências e novidades do mercado por meio da Arena do Conhecimento, Insight Experience, 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia da ABC e inovações práticas vistas em alguns estandes, principalmente os de matérias-primas.

Tema atual e muito debatido foi o conceito genderless, que são produtos sem gênero definido, e que vem ganhando espaço também na área cosmética. O Congresso ABC recebeu John Jiménez, farmacêutico e cientista-sênior da Belcorp. O peruano veio acompanhado do famoso dançarino colombiano Jaime “Mito” Rincón, cuja apresentação aborda duas tendências da área cosmética: a sustentabilidade e os produtos genderless. “Temos um estudo de neurociência aplicada sobre como traduzir um perfume em dança. É algo totalmente novo na indústria”, ressaltou.

 

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Outro tema que vem chamando a atenção são os produtos com ativos naturais. Elaine Scarelli, líder regional de home e personal care da DuPont, palestrou no primeiro dia do evento sobre o Genecare OSMS BA, um ingrediente 100% natural produzido pela DuPont – e que ajuda no combate ao frizz e aos danos capilares.

“Esse ingrediente fortalece o cabelo. A gente fala sobre alinhamento, condicionamento dos fios para trazer um aspecto mais saudável e todas essas características. No entanto, elas estão atreladas à uma tendência de se ter o cabelo mais saudável. E não dá para falar disso sem mencionar o couro cabeludo”. Scarelli conta que o produto, à base de Trimethylglycine, faz com que o cabelo seja hidratado corretamente, para assim nascer saudável e assim ficar. “Ele tem todo tipo de certificação, o que hoje em dia é utilizado em produtos naturais, orgânicos e veganos”, finaliza.

O assunto também foi abordado durante o Congresso, a partir dos insights da especialista em pesquisa e desenvolvimento Daniella Lopes Francischetti. “Quarenta por cento dos consumidores brasileiros devem ser ambientalmente responsáveis e 48% afirmam verificar rótulos de produtos antes de comprá-los, dizem pesquisas recentes”, disse. “Setenta e três por cento dos consumidores, de acordo com uma pesquisa da consultoria UPBE feita com 16 mil pessoas, incluindo brasileiros, se sentem bem quando compram um produto que respeita a biodiversidade.”

Na FCE Cosmetique 2018, a distribuidora Dinaco, entre tantos lançamentos, trouxe o portfólio de ingredientes sustentáveis da empresa argentina Novachem. “A Dinaco está bastante atualizada. Na indústria cosmética, a sustentabilidade se traduziu em diversas macrotendências e estamos atendendo a demanda”, disse Marina Fernandes, diretora de marketing estratégico da empresa.

Ainda na categoria de matérias-primas, a feira foi o palco de diversas novidades com foco em inovação e tecnologia. A Symrise, embasada em necessidades do consumidor e nos benefícios da natureza em produtos cosméticos, desenvolveu dois produtos. “Um deles, à base de microalgas do Mediterrâneo, controla a oleosidade e melhora a hipersensibilidade cutânea. O outro, feito a partir de uma microalga do Taiti, atua aumentando a fase de crescimento do cabelo, tornando-o mais forte, denso e resistente”, conta Julio Bombonati, gerente da divisão latino-americana de marketing da Symrise.

A Chemyunion, atenta à crescente demanda de produtos cosméticos para o público masculino, integrou em suas experiências sensoriais e tecnológicas um espaço exclusivo para homens testarem cremes, por exemplo. Segundo Sérgio Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da empresa, a ideia do lounge foi mostrar aos fabricantes as possibilidades do que pode ser feito com as matérias-primas que a Chemyunion põe no mercado. “É uma forma de dinamizar o relacionamento com os clientes”, disse.

Já a DSM, representada pela distribuidora Focus Química, lançou um novo ativo que combate o envelhecimento prematuro da pele causado pelo estresse do dia a dia. “Serve para qualquer tipo de pele e é para qualquer pessoa, independentemente da idade”, contou Amanda Omodei, gerente de marketing técnico da Focus Química.

 

Redes sociais – As redes sociais deixaram de ser apenas um canal de divulgação para ser um importante influenciador e ponte entre produto e consumidor. Por meio dessas ferramentas, o cliente escolhe o que usar e opina, por isso é de extrema importância estar em todas elas. No mercado de cosméticos existe um plus ainda maior, que é a oportunidade de dialogar com jovens consumidores, ouvir suas demandas e divulgar produtos de maneira única.

Estes foram alguns dos aspectos abordados por Jonathan Biancarelli, diretor de estratégia digital da L'Oréal Paris, na palestra O comportamento do jovem consumidor nas redes sociais. A apresentação integrou a manhã do segundo dia de atividades do Congresso da ABC.

“Precisamos repensar a maneira de interagir com eles, que não são apenas consumidores. Eles querem ser consumatores – consomem e agem”, contou. Biancarelli mencionou na palestra, por exemplo, a importância das imagens: quando compartilhadas nas redes, elas devem transmitir ao público a vontade de tocar os produtos e vê-los por diferentes ângulos.

O avanço das redes e o uso de tecnologia no mercado cosmético, possibilita um contato mais direto com um novo tipo de consumidor, que deseja produtos e experiências personalizadas. Rüdiger Leutz, diretor-geral da Porsche Consulting do Brasil, durante sua palestra no Insight Experience, enfatizou que a digitalização se soma aos desafios clássicos do mercado. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e avanços e tecnologias abrem novas portas para todos os lados – fornecedoras, produtos, mercado e novos serviços para os clientes”, disse.

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Fonte: Redação Revista H&C

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