Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Matéria Digital
SEXTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2018

Referências em inovação cosmética

Inspire-se com matérias-primas inovadoras e conectadas com as principais demandas do setor

Inovação cosmética não surge apenas nas fabricantes de produtos abacados; ganha vida já no ramo da matéria-prima. Nesse mercado, as novidades são pautadas, geralmente, pela tecnologia. O que se vê é praticamente o resultado da ciência e do investimento em pesquisa.

Diversas empresas dão o exemplo das mais recentes inovações em ingredientes ativos e outros insumos que podem estimular e facilitar fabricantes do setor a buscarem novidades. Dessa forma, as marcas podem atender e surpreender os seus consumidores e, assim, se manterem competitivas e lutarem por mais espaço no mercado.

Hair Care – O segmento de cuidados com os cabelos é um dos mais fortes no Brasil e quem atua nele busca continuamente por produtos que possam fazer a diferença nas gôndolas e encantar os clientes. O mercado de coloração que o diga.

Para fabricantes desse nicho, uma sugestão é um novo agente alcalinizante multifuncional (Dimethylamino Methylpropanol) apresentado pela Angus. O item é voltado para uso em colorações capilares oxidativas de uso profissional ou varejo.

Segundo a fornecedora, o produto é 80% ativo (20% de água por peso) e “demonstra um desempenho rico e duradouro da cor com excelente cobertura dos fios grisalhos”. “Devido à sua alta alcalinidade e baixa volatilidade, é uma alternativa ideal à amônia para tinturas oxidativas de baixo odor”, destaca a empresa.

Para garantir mais qualidade e tempo à cor, a Ashland também apresenta inovação, um polímero que promete ser uma solução para reduzir o desbotamento da cor dos cabelos tingidos – que, segundo a empresam, acontece no período de quatro a oito semanas entre os retoques.

Essa nova tecnologia, com patente da empresa, é indicada para formulações de xampus e condicionadores com ou sem enxágue. De acordo com a fornecedora, promove maior durabilidade da cor e hidratação dos cabelos.

 

Leia também:

Tecnologia gera inovação em cuidados com os cabelos

 

Tratamento – Cuidar da saúde do cabelo é uma demanda forte no mercado de hair care, algo que o consumidor brasileiro busca e valoriza. Uma sugestão para fabricantes que marcam presença nessa área vem da Chemyunion.

A empresa conta com uma inovação capaz de reter água na fibra capilar e formar um filme protetor. Um ativo de proteção térmica, umidificante. Esse ingrediente promete blindar os cabelos contra os danos térmicos sem comprometer a estilização.

O item pode ser usado em finalizadores e produtos sem enxágue, proporcionando: 24% mais retenção de água no interior dos fios; temperatura do cabelo 16%mais baixa, prevenindo o superaquecimento; preservação da integridade das cutículas; potencialização do efeito liso imediato em 12%, e em 23% após 24 horas.

 

Busca natural – O consumidor mostra-se interessado cada vez mais por produtos que usam ingredientes mais naturais e são mais amigáveis ao meio ambiente. Tanto é verdade, que basta olhar nas vitrines das lojas, prateleiras de mercados e farmácias para constatar. A empresas sabem disso e por esse motivo a pesquisa já se inicia no fornecedor de matéria-prima.

A Gattefossé ilustra bem o caso, por meio de uma de suas inovações para o mercado cosmético. Trata-se de um agente de textura-ativo 100% natural, baseado em ceras funcionalizadas de jojoba e semente de girassol, que recria a camada lipídica protetora do cabelo, explica a empresa.

Uma vez que aumenta significativamente a hidrofobicidade do cabelo, a fornecedora destaca, a disciplina do cabelo é garantida: controle de frizz e volume, definição de cachos mesmo sob alta umidade. O produto também promete inibir o efeito da eletricidade estática, facilitar o pentear e aumentar a suavidade do cabelo.

Outro exemplo vem da IFF - Lucas Meyer Cosmetics. A empresa também tem uma criação inovadora: “é um ingrediente ativo clinicamente eficaz, capaz de atuar nos dois principais fatores que causam o processo de acinzamento do cabelo, oferecendo uma solução única para finalmente recuperar a cor natural do cabelo progressivamente”.

Segundo a empresa, esse peptídeo biomimético estimula o processo de melanogênese e reduz o estresse oxidativo no bulbo piloso, a fim de melhorar a produção de melanina e aumentar a quantidade de pigmentos nos fios, levando a uma coloração mais escura. A empresa ressalta ainda que o ingrediente fornece excelentes resultados clínicos na expressão gênica e redução visível na densidade dos cabelos grisalhos.

 

Leia também:

Inovação está na ponta da língua em maquiagem

 

Pele – Para a pele, não falta inovação. O mercado apresenta novidades todo o tempo. Entre as mais recentes, destacam-se os produtos derivados de extratos marinhos. Quem investe nesse nicho é a Givaudan Active Beauty, que buscou soluções por meio da biofermentação.

De acordo com a Givaudan, a maioria dos preenchimentos estéticos usa ácido hialurônico (HA), já que essa substância possui propriedades naturais de preenchimento. Portanto, a empresa apresenta uma nova linha de derivados de HA projetados para oferecer uma alternativa a esses preenchimentos injetáveis. Essa solução, segundo a fornecedora, “penetra duas vezes mais na pele do que o HA padrão e é resistente às hialuronidases da pele através da acetilação completa”.

Longos estudos in vitro, ex vivo e clínicos demonstraram que o produto proporciona benefícios de preenchimento de rugas em até seis, além de melhorar a textura da pele a longo prazo, aumentar as defesas contra as espécies reativas ao oxigênio e evitar a degradação do colágeno.

A LipoTrue S.L. é outra empresa que navega por esses mares. “Das profundezas do Oceano Ártico, banhado pelo brilho da aurora boreal surge um ingrediente ativo obtido através da fermentação de um microrganismo encontrado em condições extremas, em águas internacionais próximo da Groenlândia”, destaca a empresa.

Esse microrganismo, a LipoTrue explica, é capaz de sobreviver em condições extremas devido à sua capacidade de produzir substâncias com propriedades protetoras e renovadoras. Por isso, o produto suaviza, reafirma, hidrata e potencializa o brilho da pele. Além do mais, a fornecedora acrescenta, o ingrediente protege contra o envelhecimento digital causado pela luz azul.

 

Sensorial – Um dos pontos de mais atenção no mercado cosmético tem sido a busca por diferenciação no sensorial. Nesse aspecto, as inovações também estão presentes. Uma delas é apresentada pela Cargill Beauty, uma lecitina não geneticamente modificada, totalmente natural, segundo a empresa, com propriedades emulsificantes suaves para a pele.

“É aveludado ao toque, ideal para produtos cosméticos sustentáveis e derivados de ingredientes naturais”, recomenda a fornecedora.

Trata-se de um exemplo de tecnologia advinda do portfólio de alimentos da Cargill. O gel-creme, segundo a empresa, tem rápida absorção e hidrata a pele delicada do rosto. Sua textura gel-creme promete facilitar a aplicação e deixar a pele aveludada ao toque. A solução é baseada em três ingredientes: “um novo emulsificante à base de lecitina, um texturizador universal e um óleo de colza”.

A J. Rettenmaier & Sohne é outra empresa que oferece inovação relacionada a sensorial. Recentemente, a companhia apresentou um composto natural de alta funcionalidade feito de celulose microcristalina ultrafina e goma celulósica. A empresa explica que o produto representa “uma alternativa perfeita aos ingredientes sintéticos, como PMMA, nylon, pó de PE e sílica”.

Além do mais, o produto proporciona um toque macio e sedoso que melhora a suavidade e lubrificação e pode ser usado como um agente matificante e absorvente. Isso o torna apropriado para diversos tipos de aplicações: cosméticos de cor, antienvelhecimento e fórmulas de tratamentos para a pele.

 

Microbiota – No segmento de cuidados com a pele, talvez a tendência mais comentada e buscada atualmente seja o foco na microbiota. O tema está nos palcos principais em feiras cosméticas e presente em cursos e workshops de associações do setor. As empresas têm buscado amparo científico, tecnologia e apresentado produtos com benefícios voltados ao equilíbrio da pele.

Umas das fornecedoras que trazem inovação nesse sentido é a Rahn AG, por meio de um ingrediente que é uma fração purificada de isoflavonas preniladas das folhas de Maclura cochinchinensis, arbusto também conhecido como espinho cockspur.

Por inibição seletiva da P.acnes (Propionibacterium acnes), suprimindo as enzimas inflamatórias COX-1, COX-2, 5-LPO, impedindo a formação de DHT e reprogramando os sebócitos, põe todos os mecanismos em movimento para reduzir a formação de comedões, pápulas e pústulas e normalizar a produção de sebo – explica a empresa.

Além disso, esse produto apresenta uma atividade semelhante à do retinol, que, segundo a Rahn, resulta numa pele afinada e rejuvenescida.

A Silab também tem novidade inovadora nessa área. Um ingrediente ativo ‘bio-inspirado’ pela capacidade reguladora da microbiota do néctar floral. Obtido a partir da levedura Metschnikowia reukaufli, isolada da flor de porcelana hoya carnosa (popularmente conhecida como flor-de-cera), o produto promete reequilibrar especificamente a microbiota da pele madura, ao atuar na diversidade e abundância bacteriana, reforçando as barreiras imunológicas e mecânicas da pele.

Segundo a empresa, a qualidade da barreira da pele é melhorada e a aparência é realçada. Esse ativo reequilibrante e protetor é destinado a todos os produtos de cuidados para a pele madura.

 

Leia também:

Equilíbrio da pele é protagonista no setor

 

 

Fonte: Redação Revista H&C

Tags

  • matéria-prima
  • inovação
  • cosmético inovador
  • Ashland
  • Angus
  • Chemyunion
  • Gattefossé
  • IFF - Lucas Meyer Cosmetics
  • Givaudan Active Beauty
  • LipoTrue
  • Cargill Beauty
  • J. Rettenmaier & Sohne
  • Rahn
  • Silab

Veja também:

Calendário de Eventos 2019
ver completo
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet