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A Unilever, em 2017, assumiu o compromisso de que até 2025 todas as suas embalagens plásticas serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e 25% delas serão provenientes de plástico reciclado. Gabriela Cescato, gerente de sustentabilidade de embalagens na empresa para a América Latina, explica que para atingirem essa meta de conteúdo de plástico reciclado, é preciso desenvolver a coleta e a reciclagem, por isso a empresa apoia o reciclador Wise.
Em 2016, conta a gerente, a empresa percebeu que sua exigência de PCR (material reciclado de pós-consumo) ultrapassou muito o que estava disponível e mesmo o disponível que não era de alta qualidade. “Para obter a quantidade e qualidade necessária, tivemos que ajudar a aumentar a oferta”, diz. “Essencialmente, tivemos que nos envolver na mudança do cenário de reciclagem do país”, completa.
Gabriela conta que depois de examinar os recicladores locais, a empresa identificou a Wise como a melhor parceira. “Tem foco em qualidade e segurança, e a cultura da empresa está muito alinhada com o Plano de Sustentabilidade da Unilever”, afirma.
A Wise é uma fornecedora especializada em polietileno reciclado de alta densidade (HDPE). “O plástico mais comum utilizado em nossas embalagens de produtos de Home Care e Personal Care”, diz a executiva.
Este novo modelo, segundo Gabriela, está impulsionando a implementação de PCR no Brasil e foi lançado em abril de 2018 com o lançamento da garrafa de três camadas de Seda, com a variante Pretos Luminosos. “Esta é a nossa primeira garrafa produzida no país que utiliza mais de 30% de PCR. No momento, estamos trabalhando em garrafas com níveis semelhantes, ou superiores, para nossas marcas Dove, TRESemmé e Omo, entre outras”, diz.
A gerente afirma que a empresa está envolvida no cenário de reciclagem do Brasil desde os anos 90 e cita como exemplo a parceria de longa data com o Grupo Pão de Açúcar (Casino). “Investimos em quase 100 pontos de entrega com todo o material coletado doado para cooperativas”, diz.
O objetivo final da fabricante é aumentar a demanda por plástico reciclado, o que, por sua vez, segundo Gabriela, aumentará as taxas de reciclagem. Mas a empresa não está fazendo isso sozinha. “No ano passado, nos juntamos a uma rede – gerida pela Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) – que está focada em aumentar as taxas de reciclagem. Isso inclui fabricantes de resinas, convertedores, recicladores, empresas de bens de consumo e cooperativas de catadores.” (com informações da Unilever)
Fonte: Redação Revista H&C
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