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TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2019

Logística reversa é meta ‘audaciosa’ da Natura

A Natura ressalta em seu site que há 36 anos oferece refis de seus produtos. Com essa medida, a empresa revela que economiza, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 3,5 milhões de pessoas. Além disso, todos os anos, a fabricante reutiliza 432 toneladas de plástico nas embalagens de seus cosméticos. A cada ano, 9 milhões de garrafas PET de 2 litros deixam de ir para o lixo. A empresa destaca ainda que foi pioneira ao adotar vidro reciclado na perfumaria. “Assim, evitamos anualmente o descarte de 944 toneladas de vidro”.  

A Natura lembra de que a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, em 2050, haverá 9 bilhões de pessoas na Terra, produzindo 4 bilhões de toneladas de lixo por ano. “Para evitar esse cenário catastrófico, pessoas e empresas têm de assumir seus papéis. Por isso, implementamos cada vez mais ações para nos responsabilizarmos pelos resíduos provenientes do nosso negócio”.

Para 2050, a meta da empresa é audaciosa: “queremos coletar e destinar para a reciclagem uma quantidade de material pós-consumo maior do que a gerada pelas nossas embalagens. Esses compromissos estão estabelecidos no documento Visão de Sustentabilidade 2050, que reúne nossas causas e nossos compromissos para um desenvolvimento sustentável”, explica em nota publicada neste mês em seu site.

 

Logística reversa

O tema da logística reversa já vinha sendo tratado pela empresa por meio de duas iniciativas: os programas Elos e Dê a Mão para o Futuro. O Elos é um programa de responsabilidade compartilhada entre fornecedores de embalagem e a empresa para garantir rastreabilidade, homologação e logística reversa nas cadeias de fornecimento de materiais reciclados pós-consumo incorporada em embalagens – como PET e vidro reciclado.

Como forma de atender ao que determinou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2010), a Natura apoia o Dê a Mão para o Futuro, iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O programa tem, entre seus objetivos, fortalecer e profissionalizar a cadeia de reciclagem no País. Por meio desse programa, a empresa fomenta ações voltadas para o desenvolvimento de cooperativas de catadores, aumentando sua eficiência, as boas práticas de produção e aumento dos volumes de resíduos pós-consumo destinados para a reciclagem.

 

Inventário de resíduos

A participação das empresas no programa da associação do setor tem como base a quantidade de resíduos de embalagem que cada companhia coloca anualmente no mercado. Esse cálculo é feito na Natura por meio de uma metodologia de inventário de geração de resíduos, criada em 2011. O sistema quantifica o volume de resíduos gerados em três das principais etapas da cadeia: os processos internos de produção, a distribuição dos produtos e o descarte das embalagens pelos consumidores.

Considerando os volumes recuperados por meio do Elos e do Dê as Mãos para o Futuro, em 2017, a Natura lançou o índice de recuperação de produtos e seus materiais de embalagens de 29%. “Agora é trabalho duro para chegar a 50% em 2020”.

Fonte: Redação Revista H&C

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