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Matéria Digital
SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2019

Tecnologia e novos produtos fortalecem marcas de maquiagens

Em um dos mercados que mais crescem no setor de beleza, investir em inovação é caminho promissor para manter a vantagem competitiva

 

O mercado de maquiagem é inovação o tempo inteiro. É assim que define Alessandro Rodrigues, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Hinode. Uma das formas para manter a competitividade nesse segmento é investir em novidades continuamente. “Procuramos sempre renovar o nosso portfólio a fim de levar as últimas tendências para os nossos consumidores”, diz. Prova disso, segundo o executivo, é a linha Dazzle de maquiagens, esmaltes e fragrâncias, que acaba de ampliar o portfólio com a coleção Dazzle Summer Vibes.

Rodrigues explica que a linha conta com diversas características. “De inspiração tropical a cores vibrantes e brilho”. Essa coleção foi lançada especialmente para a temporada de verão, com 15 itens de beleza que, segundo o VP, exploram tons terrosos, vermelhos, alaranjados e dourados, e uma fragrância com notas de abacaxi, coco e caramelo “que remete à intensidade da estação”.

“Criamos o conceito, as cores e as texturas para aquela mulher que gosta de acompanhar as tendências. Nosso maior objetivo é que as consumidoras se sintam inspiradas e estimuladas a ousar, realçar sua beleza e usar as cores a seu favor”, afirma Rodrigues.

A coleção conta com seis novos batons com FPS, cinco esmaltes com efeito gel 5free, três sombras líquidas shine effect e um trio de blushes iluminadores com textura marmorizada em formato baked com três tonalidades. Todas elas apresentam efeito luminoso e vão do dourado ao cobre, passando por tons metalizados que, de acordo com a marca, realçam ainda mais a beleza feminina.

 

Retorno positivo – A previsão para o segmento de maquiagens é positiva. Alessandro Rodrigues ressalta que é um dos que mais crescem no Brasil. “Segundo dados da Abihpec (associação dos fabricantes do setor), esse mercado deve continuar crescendo em 2019 e a expectativa da Hinode é acompanhar este crescimento”, diz. (Veja abaixo mais informações de mercado)

Na Hinode, a área de maquiagens tem crescido significantemente, de acordo com o executivo. Hoje a categoria de maquiagem é a segunda mais vendida, com 8% em vendas no faturamento da companhia e, segundo a Euromonitor (dados de abril de 2018), o Grupo Hinode está em 11º lugar no ranking de empresas de beleza e cuidados pessoais.

“Desde o início, tivemos a intenção de incorporar maquiagem em nosso portfólio e ao longo dos anos fomos nos aperfeiçoando e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais que nos trouxeram a qualidade, que é possível ver nos nossos produtos”, afirma Rodrigues.

 

Tecnologia vende – O segmento de maquiagem tem uma grande aliada, a tecnologia. É por meio dela que os principais players do mercado buscam diferenciação. Exemplo disso vem da Natura. Seu mais recente lançamento, Natura UNA Nude Me Base Sérum FPS 18 promete “unir leveza, cobertura e tecnologia para uma pele naturalmente perfeita”.

O segredo principal do novo produto, segundo a marca, é a textura ultrafina que permite a construção da cobertura desejada – leve a alta – e garante efeito no make up. A fabricante destaca ainda que a textura também é responsável pela sensação de extrema leveza e conforto ao longo do dia. Com duração de 24 horas, a base Nude Me não marca poros, linhas de expressão e não craquela.

A nova base sérum, com a tecnologia Oxygen, associada aos ativos da biodiversidade brasileira, como extrato de cacau, realiza uma oxigenação da pele, deixando-a com aparência de pele descansada, energizada e revitalizada. O lançamento vem com um aplicador conta gotas, que, segundo a Natura, facilita o uso do produto e garante alto rendimento.

A empresa ressalta que essa base, devido à sua tecnologia, promove resultados de tratamento com o uso contínuo por 28 dias e é a opção ideal para complementar o Sistema de Tratamento Revitalizante Antipoluição de Natura Chronos. “Enquanto o Concentrado Revitalizante de Chronos oferece um tratamento intensivo contra os danos causados pela poluição, sol e estresse, a Base Sérum Nude Me de UNA garante acabamento perfeito ao mesmo tempo em que melhora a respiração da pele, aumentando a energia e vitalidade”.

 

Todo tipo de inovação – Os lançamentos de maquiagens estão por todos os lados, mostrando o empenho das marcas na busca por seu espaço no mercado. Neste mês de fevereiro, chegou ao Brasil a mais recente novidade da marca californiana theBalm, os iluminadores líquidos The Dew Manizer'Squad.

A marca uniu as irmãs Mary-Dew e Bonnie-Dew recém-lançadas e apresenta duas novas integrantes: Cindy-Dew e Betty-Dew. Os produtos vêm em embalagem especial e quatro tonalidades – champanhe, pêssego, bronze e dourado – para serem usados em qualquer tom de pele. A fórmula é cremosa e leve ao mesmo tempo.

Outra novidade recente da marca que estreia no País são as paletas Alternative Rock Volumes 1 e 2. Um dos mais cultuados estilos musicais foi a escolha da theBalm como inspiração para seus lançamentos.

Segundo a marca, as cores ousadas “favorecem olhares poderosos e cheios de expressão”. As embalagens inspiradas nos discos de vinil trazem seis sombras triplamente moídas, um blush, um bronzer e um iluminador que também podem ser usados como sombra. “Os multifuncionais possuem tons impressionantes com texturas mate e cintilante para serem misturados e combinados, criando produções dignas de legendárias composições do Rock and Roll”.

A Benefit, do grupo Grupo LVMH, também tem novidades frequentes. Uma delas é que a marca acaba de ampliar sua linha Roller. As novidades são o delineador líquido matte Roller Liner e o lápis rosinha para a linha d'água Roller Eye Bright Pencil.

O primeiro possui uma ponta de precisão que deixa o delineado com acabamento natural e mate. A sua fórmula é à prova d'água e seca rapidamente, proporciona duração de 24 horas, não resseca nem borra.

Mercado – O segmento de maquiagens no Brasil pode chegar a um faturamento de R$ 10,5 bilhões em 2022, segundo estimativa da Euromonitor. Em 2017, dado mais recente disponível, foi de R$ 8,3 bilhões – o equivalente a pouco mais de 8% do valor total do setor de Higiene e Beleza no País.

As categorias que mais cresceram nos últimos cinco anos, terminados em 2017, foram: itens para as unhas, 39,3%; itens para os lábios, 33,9%; e maquiagens faciais, 14,4%.

Onde vender – Estudo da Mintel (2018) diz que as farmácias e drogarias se tornaram o maior canal de compra de maquiagens e esmaltes para unhas das brasileiras. A pesquisa aponta que 47% delas afirmaram ter comprado esses produtos em farmácias/drogarias nos últimos seis meses. O Relatório Mintel Varejo de Beleza – Brasil Janeiro de 2017 havia revelado que 19% das mulheres tinham comprado maquiagens em farmácias nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa (novembro de 2016).

Talvez pela grande oferta de mix de produtos, pela facilidade de acesso, de experimentação e de liberdade nas lojas que não são tão cheias, as farmácias tenham se tornado um dos principais canais de compra de maquiagens pelas brasileiras, diz a empresa. Apesar de muitos aplicativos permitirem que a consumidora experimente diversos produtos, parece que as brasileiras ainda preferem vê-los, tocá-los e experimentá-los na hora da compra, aponta a Mintel.

Por outro lado, a própria empresa revela que as vendas através de aplicativos podem atrair mulheres que leem blogs de beleza. A pesquisa revelou que 90% das mulheres que compram maquiagem e esmalte para unhas em canais exclusivamente on-line buscam informações sobre maquiagens e esmaltes em blogs de beleza.

“Talvez elas aproveitem o acesso à internet para realizar suas compras”, diz a Mintel. A empresa afirma que essa pode ser uma oportunidade de parcerias de lojas físicas com blogueiras – como a que fez a Sephora com a Niina Secrets –, porém é possível expandir essas promoções, por exemplo, adicionando vouchers para serem trocados nas lojas físicas.

 

 

Ação antioxidante, hidratante, protetora e agir contra poluição

O benefício da maquiagem pode ir além da beleza, pode proteger a saúde da pele. “O uso de cosméticos como base, rímel, sombra, batom e blush, entre outros, também pode ajudar a prevenir e combater o envelhecimento”, diz a dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

“Seu papel não se limita a trazer coloração, textura e uniformidade para o rosto. A maquiagem, hoje, tem um apelo muito grande na manutenção do equilíbrio da fisiologia e da proteção da nossa pele contra os danos ambientais”, acrescenta.

Segundo a especialista, esse tipo de cosmético, além de melhorar a aparência da pele, atua como anteparo físico. Ela explica que a maquiagem mais moderna possui ativos capazes de tratar a pele e conta com a presença de antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico, antipoluentes e substâncias que promovem efeito tensor. “Bons produtos de maquiagem, se usados diariamente, colaboram na proteção contra os vários fatores de agressão ambiental, principalmente radiação ultravioleta, poluição e luz visível”, diz.

A médica cita o que os principais cosméticos de maquiagem podem fazer:

Base e protetor: estudos mostraram de um modo bem claro que, quando colocamos pigmentos no rosto (principalmente os ricos em óxido de ferro), nós conseguimos fazer uma blindagem contra a luz visível. Isso resulta em um maior índice de refração da luz e uma maior proteção contra os focos de luminosidade que nos expomos no dia a dia. Então, tanto a base quanto o pó são um aditivo ao nosso protetor solar.

A luz visível é toda a luz que enxergamos a olho nu, do sol, das lâmpadas artificiais dentro de casa, dos smartphones, ipads, computadores, entre outros. Essa luz visível pode desencadear ou piorar doenças de pele e o surgimento de manchas escuras principalmente no rosto. Isso acontece porque ela estimula a melanogênese, ou seja, a pigmentação, sendo um fator importante de piora do melasma e de doenças que apresentam fotossensibilidade como o Lúpus e a rosácea e causar maior inflamação na pele produzindo radicais livres como superóxidos, espécies reativas de nitrogênio e carbono. A luz visível também causa danos nos tecidos, inflamação e age diretamente no DNA das células.

Batom: os batons hoje oferecem aos lábios a proteção que necessitam para deixá-los mais úmidos e hidratados, sendo importantes reforços principalmente no tempo seco. Aqueles com efeito mate, mais tinturados e opacos, que provocam uma oclusão total sobre a mucosa, são os mais indicados para maior proteção também contra os danos ambientais: vento, frio, sol e fatores que levam ao envelhecimento. O seu uso diminui o índice de formação de queratoses actínicas (lesões vermelhas e escamosas) e queilites (processos inflamatórios dos lábios), por conta de uma blindagem, inclusive contra a penetração de micro-organismos.

Sombra: estudos recentes mostram que o uso regular da sombra, principalmente junto à base do nariz e no canto medial dos olhos (áreas de difícil aplicação do fotoprotetor), acaba formando uma película de pigmentos que protege a região dos danos da exposição à radiação ultravioleta. Isso também diminui a incidência de cancerização nessa região, onde a pele é bastante sensível, fina e predisposta ao aparecimento das lesões do tipo carcinomas.

Rímel e kajal: o uso do rímel também foi destacado como uma proteção, melhor ainda se somado ao uso de kajal, para proteger os olhos contra agentes externos que acabam provocando processos infecciosos como conjuntivites virais e bacterianas. Ele funciona como um anteparo com substâncias que provocam uma defesa natural de pigmentos contra a entrada de micro-organismos.

No geral, há um revestimento do tecido como um todo, por conta da base e pigmentos da maquiagem e do seu veículo, que provocam um processo de oclusão completa da pele, o que colabora, e muito, na sua preservação. Mas, é sempre bom lembrar que esses produtos devem ser de boa qualidade, bem formulados e de marcas conhecidas e consagradas”, finaliza a médica.

Fonte: Redação Revista H&C

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