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Matéria Digital
SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2019

Serviço diferenciado e otimização ao cliente são pontos favoráveis na distribuição de matéria-prima

Soluções “verdes” ajudam na retomada do crescimento e prometem fazer sucesso no setor

 

A recuperação da economia brasileira devido à recente crise enfrentada no País ainda é lenta e também impacta o mercado de distribuição de matérias-primas para os setores de higiene e beleza e limpeza doméstica. Na visão de distribuidores, essa é uma realidade que, porém, deve ser encarada com otimismo e foco nas oportunidades que vão surgir a curto e médio prazo. A força motriz do mercado depende basicamente de trabalho, busca por inovação e proximidade aos fabricantes de produtos finais de consumo.

 

 

“Seguramente, a retomada nas expectativas, ao sabor de altos e baixos, tende a ser mais lenta do que os esperados 3% do PIB, hoje já se fala em 2%, isso afeta diretamente os investimentos de fabricantes de matérias-primas para os setores de beleza, higiene pessoal e household, entretanto exige mais e melhor atuação do sistema de distribuição”, diz Carlos Fernando de Abreu, CEO da Colormix Especialidades.

O executivo ressalta que, entretanto, momentos de economia em ritmo lento não significam que está tudo parado, mas que as demandas são mais fragmentadas e exigem um sistema de distribuição eficaz. “Para um país continental como o nosso, é vital que as matérias-primas, o conhecimento e o apoio técnico cheguem na maioria dos clientes com a agilidade necessária para atender às suas demandas de crescimento, mesmo que inconstantes, garantindo-se assim as condições mínimas de atividade econômica crescente”, afirma.

Abreu destaca que as exclusivas linhas de pigmentos de efeito da Eckart serão apresentadas ao mercado brasileiro por meio dos Trend Colors 2019/2020, onde se destacam soluções específicas de diversidade, como a linha African Beats.

Também são destaques do portfólio da empresa os produtos da Sino Lion, empresa norte-americana especialista na produção de surfactantes e ingredientes à base de aminoácidos, agentes sensoriais e quelantes “verdes” (com potencial biodegradável), além de um inovador ativo, segundo a empresa, também à base de aminoácidos, para hidratação funcional.

 

Proativos são necessários

A indústria tem um papel importante na retomada da economia e isso reflete na distribuição da matéria-prima. Segundo Fernando Godoy, gerente comercial da Chemspecs, é preciso ser proativo. “Embora a economia não esteja crescendo conforme às expectativas, a confiança do mercado tem se mostrado cada vez maior e apesar da dinâmica do consumo ainda não ter sido retomada, os fabricantes precisam ter uma atitude proativa para estarem preparados para o momento de retomada do ritmo de consumo”, diz.

E para fazer acontecer, o executivo explica, o distribuidor de matérias-primas precisa trabalhar próximo às empresas com vistas a entender bem as expectativas de demanda de curto prazo a fim de permitir que o setor industrial possa tirar partido de todas as oportunidades de mercado. “Essa tendência de crescimento deverá se intensificar durante o segundo semestre deste ano”, prevê Godoy.

 

Soluções “verdes” em alta

Soluções “verdes” são um caminho promissor, aliado à retomada do setor. Exemplos vêm de diversas empresas. O gerente da Chemspecs afirma que “a irreversível tendência de ‘vegetalização’ das formulações, aliada à crescente preocupação do consumidor em adquirir produtos que não geram impacto negativo ao meio ambiente, se torna uma grande oportunidade”. “Deve ser explorada por todos aqueles distribuidores que possuem em seu portfólio insumos que atendam a essas expectavas e que possuam base científica documentada para demonstrar o desempenho potencial de seus insumos”, ressalta.

A Brenntag também segue esse trajeto. “Temos em nosso portfólio alguns pilares que vão ao encontro do mercado verde e vegano, como a linha Vegelight para substituição de silicones D4/D5, matérias-primas que substituem a lanolina animal, por exemplo, e a grande estrela desse ano que é o Fermentoil, um complexo de óleos vegetais fermentados e que amplificam as propriedades dos óleos, trazendo grandes benefícios para a recuperação de fios danificados por tratamentos químicos”, diz Christiane Neves, gerente executiva de negócios.

Para Household, a empresa está trabalhando em um antiespumante em pó ideal para a linha laundry e também em uma base tensoativa para sabão líquido que facilita a formulação desse tipo de produto. “O cliente acrescentaria somente essência, água e corante e já tem seu sabão líquido pronto para comercialização”, explica a gerente.

Os desafios são muitos, porém, segundo os profissionais desse segmento, as distribuidoras precisam oferecer produtos e serviços que as tornem mais competitivas. Christiane afirma que o mais desafiador é grande concorrência, cada dia mais acirrada em um mercado ainda com pouca demanda. “O serviço, atendimento e confiança sempre serão diferenciais”, diz. “Além de um portfólio mais extenso, que possa otimizar as compras do cliente”, completa.

 

Sustentabilidade começa na matéria-prima

A sustentabilidade começa na matéria-prima, está presente em toda a cadeia e reflete no produto final. Esse quesito já não é mais diferencial, mas ponto fundamental nos negócios de distribuição, segundo profissionais do segmento. Na visão dos executivos da Univar Solutions – novo nome da Univar –, o tema da sustentabilidade é uma realidade no mercado e um desafio relevante.

A companhia diz que possui metas em sustentabilidade abrangendo aspectos como: cadeia de suprimentos sustentável, energia e emissões, uso de recursos e manuseio responsável, entre outros. “Estamos à disposição de nossos clientes para a reformulação de seus produtos, oferecendo opções mais sustentáveis para adequação e antecipação às questões regulatórias”, explica Luciana Santos da Silva, coordenadora de comunicação da empresa.

 

Agilidade faz a diferença

De acordo com o pessoal do mercado e como frequentemente apontam as empresas de pesquisa, quando há alguma retomada da economia os setores de cosméticos e limpeza estão entre os que mais rapidamente demonstram sinais de recuperação. Esse fato imprime duas conclusões facilmente visíveis: por um lado, as empresas do setor, incluindo distribuidores de matérias-primas, são ágeis em apresentarem novidades; por outro, o mercado consumidor acaba exigindo naturalmente essa velocidade maior de reação.

Mas aí é que reside o desafio, pois a realidade às vezes exige mais trabalho e paciência. Segundo Michael Perone, gerente comercial da Bandeirante Brazmo, com a velocidade reduzida na indústria e a limitada confiança do consumidor, toda a cadeia de suprimentos fica comprometida, afetando a indústria de transformação. “Isso acaba impactando diretamente na distribuição de matérias-primas para esse setor”, diz.

A expectativa gerada no ano passado, principalmente em virtude das mudanças no clima político no Brasil, se tornou otimista, destaca o executivo. “Infelizmente, temos sempre que recordar que essas mudanças políticas levam um determinado tempo para serem refletidas na economia e o principal fator de mudança neste exato momento está relacionado com a aprovação das reformas necessárias”, afirma. Perone acredita que o mercado deve crescer gradativamente, de acordo com o nível de confiança da economia. “Um grande desafio tem sido a demanda abaixo do esperado e a manutenção da oferta”, diz.

Mas o executivo aponta soluções. Para Perone, “o maior desafio dentro do mercado está relacionado com o convívio entre as expectativas geradas com a velocidade de realização”. “Para driblar os desafios, temos buscado prestar serviços com cada vez melhor qualidade, gerando mais valor para nossos clientes”, finaliza.

Fonte: Redação Revista H&C

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