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Matéria Digital
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2019

Masculino não é só barba e cabelo

Produtos de cuidados com o rosto, anti-age e depilatórios, entre outros, também atraem os homens

O segmento de hair care tem grande força no Brasil. Somado a isso, o crescimento do mercado de barbearias vem colocando em evidência oportunidades para quem deseja investir em marcas de produtos capilares e de tratamento da barba. Mas não é só isso. Masculino não é só barba e cabelo. Além dessas categorias – sem falar das fragrâncias –, tem bastante espaço para trabalhar em cuidados com a pele.

 









Exemplo vem da Shiseido. No semestre passado, a marca apresentou no Brasil o novo creme de Shiseido Men, que promete tonificar e energizar a pele, deixando-a mais firme e esculpida de maneira visível. A fabricante explica que o produto contém um complexo de proteínas marinhas que constrói uma hidratação intensiva para a pele conquistar um aspecto energizado e saudável.

Esse hidratante masculino revitalizador foi inspirado na rotina fitness, ressalta a marca. O item promete hidratar e combater a flacidez da pele. Possui ß Glucan Extract, derivado da levedura de pão (Saccharomyces cerevisiae) e extrato de folha de framboesa. A formulação conta ainda com ácido glicirrízico (glicirrizinato de potássio), que trata as inflamações causadas pelo barbear, e derivados da vitamina E, que contribuem para uma aparência de vitalidade.

O Boticário também mostra que os homens buscam soluções de cuidados com a pele, tanto que a empresa também investe nessa direção. A marca Malbec exemplifica. A linha conta com formulações especialmente desenvolvidas para a pele masculina. A fabricante conta que Malbec Club Hidratante Corporal tem a missão de reparar o aspecto esbranquiçado e áspero da pele seca. Essa loção possui textura leve e de rápida absorção, destaca a marca, “deixando a pele hidratada, aveludada e sedosa, sem aquela sensação oleosa”.

Outro destaque da coleção é Malbec Club Creme Hidratante Facial Anti-Idade, criado para combater os sinais do envelhecimento na pele do homem. Com FPS 30, o creme hidratante promete proteger dos raios nocivos do sol enquanto hidrata. Sua fórmula, segundo a fabricante, é fácil de espalhar, tem rápida absorção e não deixa a pele oleosa.

 

 

 

Linha men

A linha Men também aponta os esforços da empresa no segmento masculino de cuidados com a pele. Destaques são Men Hidratante Facial Protetor Multi 6 em 1 e MEN Combat BB Cream Hidratante Masculino.

O primeiro, sozinho, tem seis funções: FPS 20, protege a pele contra os raios UVA e UVB; anti-idade, previne o envelhecimento da pele; hidratação prolongada, diminui a sensação de pele desidratada; anti brilho, redução imediata do brilho; pós-barba, sensação de alívio após o barbear; e possui diversas vitaminas que garantem uma pele hidratada e uma textura macia.

Já o segundo item promete melhorar a aparência escondendo imperfeições e reduzindo o brilho da pele do rosto de forma imediata. A fabricante explica que, com efeito tonalizante com cobertura leve, o creme proporciona um efeito natural à pele, uniformizando o tom, e disfarça pequenas imperfeições. A sua formula hidratante tem rápida absorção, o que, segundo a empresa, reduz de forma imediata o brilho do rosto e hidrata a pele por até 24 horas, além de possuir proteção solar FPS 20.

 

Depilação

Homem também depila, por isso o nicho de produtos para cuidados da pele também pode explorar essa necessidade do consumidor. Especialista nesse assunto, a marca DepiRoll tem DepiRoll For Men. O creme hidrata e depila, sem cortes e sem dor, segundo a fabricante. O produto promete eliminar os pelos desde a superfície dos poros, adiando seu reaparecimento e ajudando a evitar o seu encravamento. Além do creme, a coleção também tem uma loção depilatória.

Já Refil Cera Roll-On possui uma textura extrafina, que não cristaliza. A sua formulação foi desenvolvida para uso exclusivo em aparelho elétrico aplicador/aquecedor DepiRoll. A fórmula possui agentes calmantes, que amenizam a vermelhidão.

 

Sabonete e desodorante veganos

A onda dos produtos naturais e veganos também atrai o público masculino. Eis mais um alvo para marcas que desejam conquistar espaço nesse mercado. O sabonete antibacteriano HOmen mostra que é possível. Esse produto, de acordo com a brasileira Davene, é de origem 100% vegetal e 2 em 1. Ele é composto por óleo de gengibre e raiz forte, e está disponível também nas versões HOmen Sabonete Comfort e HOmen Sabonete Sport.

A linha da empresa também conta com o Desodorante Antiperspirante Comfort page por 48 horas. A sua fórmula com manteiga de karité e ômega 6-7-9 oferece hidratação e nutrição para a pele. Não possui álcool, corantes e parabenos. Esse produto também está disponível na versão HOmen Desodorante Sport.

 

 

Nanotecnologia

A nanotecnologia também é aliada no desenvolvimento de produtos masculinos que saem do tradicional barba e cabelo. Dra. Betina Giehl Zanetti Ramos, CTO e VP da Nanovetores Group, destaca algumas opções da empresa, como o ativo Nano 3C, composto pelos óleos de coco, cravo e cártamo, que, segundo ela, possuem forte ação lipolítica e ótimos resultados para a redução de medidas, inclusive na região abdominal.

Outro destaque é Symbiocaps LA, “extremamente inovador e alinhado com as tendências globais”, segundo a especialista. “Composto por Lactobacillus acidophillus encapsulados, esse ativo age regulando a microbiota e exercendo um equilíbrio saudável para a pele. É um ativo multifuncional que age controlando a oleosidade da pele, reduzindo os poros e controlando a acne, ou seja, problemas que com grande frequência acometem o público masculino”, explica.

O grande diferencial está na tecnologia usada pela empresa, que promove a proteção dos ativos, melhor permeação e aumento de eficácia, segundo explica dra. Betina. Ela afirma que “para os fabricantes o diferencial está nos ativos inovadores e altamente performáticos, de fácil incorporação e alta estabilidade na formulação”. Já para o consumidor, “a eficácia, que pode ser rapidamente percebida, traz satisfação e fidelização para as marcas que usam essa tecnologia”, destaca a executiva.

 

Foco na pele masculina

A Univar Solutions também está de olho nas oportunidades do segmento masculino. Thiago Duccini, coordenador de marketing, destaca que a empresa possui a representação da Basf em um ativo exclusivo para a pele masculina chamado Speci’Men e um aminoálcool chamado Tris Amino Ultra PC da representada Angus.

O ativo Speci’Men é 100% natural e evita o acúmulo de versican não funcional, é um proteoglicano que se acumula nas fibras elásticas dos homens com o envelhecimento. Além dos testes in vivo e in vitro, foram realizados testes com pessoas do convívio dos voluntários, justamente por ser um público ainda imaturo para o uso de cosméticos.

O aminoálcool Tris Amino Ultra PC vem com a proposta de substituir a trietanolamina de formulações para a pele numa versão mais suave e com benefícios adicionais. Além de permitir formulações de espuma de barbear por exemplo, melhorando a estabilidade de espuma e da formulação, esse produto ajuda no sequestro de aldeídos para o controle de odores, agindo em sinergia com desodorantes. Um único produto com benefícios de neutralização suave, livre de aminas secundárias e com propriedades de controle de odor.

“Fugindo da linha convencional de produtos masculinos, notamos que muitos homens reivindicam produtos para pele sensível, uma relação direta entre o barbear a sua rotina”, afirma Duccini. Porém, à medida que esse mercado evolui, tornou-se possível adicionar muitos produtos à sua rotina, ressalta o executivo. “Exemplo disso foi uma formulação que nossa equipe técnica desenvolveu para nossa última campanha chamada ‘camuflagem masculina’. Uma maquiagem com definição tão suave aos olhos que fica quase imperceptível, mas reduz os poros, olheiras e permite acabamento matte. Produto ideal para o dia a dia, que disfarça a aparência de cansaço e permite um visual mais convidativo ao público”, acrescenta.

 

Diversidade em soluções

Na visão de Beatriz Godoy, gerente de marketing da Chemspecs, os homens estão se tornando cada vez mais vaidosos e ampliando a quantidade de produtos de beleza que usam no dia a dia. Segundo a executiva, os produtos para cuidados do rosto, sejam eles para rugas, hidratação ou até para minimizar imperfeições, estão ganhando espaço no universo masculino.

“Os homens já não demonstram tanta vergonha em se cuidar, como acontecia alguns anos atrás, estão mais interessados em produtos que sejam adequados ao seu tipo de pele e cabelo, além de demonstrarem ser um público bastante exigente”, afirma.

Um fato positivo, Beatriz destaca, é que ter um portfólio extenso, como é o caso da empresa onde trabalha, possibilita entregar soluções diversas aos fabricantes. “O nosso portfólio de produtos é muito extenso e todos os produtos que podem ser usados em cosméticos para mulheres também podem ser aplicados em cosméticos masculinos”, diz.

Os emolientes, explica a gerente, podem ser usados para formulações de produtos para o corpo, com sensorial agradável e rápida absorção, “já que os homens não gostam de produtos com toque oleoso, principalmente porque a pele masculina, em sua maioria, já é mais oleosa”. Ela ressalta ainda que os ativos antirrugas e antiacne também são indicados para produtos de face care para homens, “tendo em vista que esta categoria de produto está crescendo para esse público”.

 

Mercado cresceu 53% em cinco anos

Dados da Euromonitor mostram que o mercado masculino no Brasil –considerando produtos de barbear, higiene pessoal e fragrâncias – faturou mais de R$ 21,7 bilhões em 2018, um crescimento de 53% nos últimos cinco anos. Em 2013, o faturamento foi de mais de R$ 14,2 bilhões, segundo a empresa.

Em volume, no mesmo período, o aumento foi de 6%, alcançando 1,5 bilhão de unidades no varejo.

O mais recente Relatório Mintel Atitudes dos Homens com Produtos de Beleza e Cuidados Pessoais (maio/2018) mostrava que 23% dos homens brasileiros afirmam que usam hidratante corporal. O número é similar para produtos de limpeza da face (22%) e para protetor solar (20%). Ao serem perguntados sobre quais produtos despertam interesse, 25% disseram que gostariam de produtos de higiene pessoal customizáveis e 23% usariam lenços umedecidos para limpar a pele do rosto.

 

 

Fonte: Redação Revista H&C

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