Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Revista H&C - Edição 101

O futuro do produto 2 em 1

QUINTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2017

Dados da Associação Bra­sileira da Indústria de Hi­giene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) – base­ados em pesquisas da Euromo­nitor – mostram que dentro do segmento de haircare no Brasil os produtos 2 em 1 foram os que se destacaram mais nos últimos cin­co anos terminados em 2014. O faturamento mais que triplicou nesse período, chegando a 146,4 milhões de dólares naquele ano, de acordo com a associação.

Os números de 2015, os mais recentes disponíveis pela Euro­monitor até o fechamento desta edição, apontam, entretanto, um movimento de queda (0,1%) em volume nos últimos cinco anos, terminados em 2015. Em valor, considerando a inflação, o cres­cimento de 2010 a 2015 foi de 54,7%. Mas na projeção 2015 - 2020, sem considerar a inflação, a consultoria encontra uma retração de 40,2% em volume e de 37,6% em valor, uma taxa média de redu­ção anual na casa dos 9% até lá.

Ao observar os produtos nas gôndolas, ainda se encontram os itens tradicionalmente 2 em 1, mas a maioria dos fabricantes têm trazido neste conceito benefícios adicionais, propondo uma espécie de transformação nesta categoria. Fica cada vez mais difícil categori­zar o item 2 em 1.

O consumidor se depara com opções diferentes, como o 3 em 1, itens 2 em 1 com diversos ingre­dientes em cada variante, como extratos botânicos em Clear Men, da Unilever, ou cafeína fortificante mais cálcio, em Dove Men +Care, da mesma fabricante. Itens 3 em 1 da marca OX, da Flora, trazem em cada variante novos benefícios adi­cionais e complementares, como antiqueda, promove crescimento, para grisalhos, ajuda na redução de queda e antiamarelamento.

A Bio Extratus tem um 3 em 1 que inclui a barba. O produto é um xampu e condicionador, que, além dessas funções para o cabe­lo, promete ser bom para a barba. O item, segundo a fabricante, pos­sui fórmula multifuncional, sem adição de sal e de parabenos, e associa o poder dos ingredientes vegetais à tecnologia de última geração. A combinação de ingre­dientes associa o poder nutritivo da cevada à refrescância da horte­lã. Promete limpar e condicionar o cabelo e facilitar o deslizamento da lâmina durante o barbear, deixan­do a pele macia e perfumada.

 

Oportunidades – Conside­rando uma tendência de itens que apresentem diversos resultados, o técnico da marca Joico Fernando Oi destaca que os produtos 2 em 1 são categorizados como itens mul­tibenefícios. “Para a empresa, ter em seu portfólio esse perfil de pro­duto proporciona uma alta com­petitividade em relação às marcas que já atuam na categoria ou cogi­tam trabalhar nela futuramente”, afirma o especialista. “Além do mais, investimos em inovação na embalagem e na apresentação do produto final”, completa.

Essa tendência, segundo Fer­nando Oi, está em alta, porém é preciso lembrar de que os perfis de produtos para homens e mulheres são completamente diferentes. Se­gundo ele, os homens buscam pro­dutos para higienizar cabelo, cor­po e barba, enquanto as mulheres focam em produtos que tratem os fios, seja hidratando, controlando o frizz ou protegendo a cor, mas também oferecendo outro benefí­cio ao cabelo, como limpeza e sen­sação de bem-estar.

O especialista diz que o consu­midor em geral busca praticidade em primeiro lugar. “Hoje, a cate­goria 2 em 1 invadiu o mercado profissional, focando na alta con­centração de ativos e alta tecno­logia de tratamento. Isso faz com que a cultura do profissional cabe­leireiro, também seja de introduzir o uso do produto na rotina do sa­lão de beleza”, afirma.

Magda Contrera, técnica da marca Revlon Professinal, con­corda. “Esse mar está totalmen­te pra peixe”, diz. A especialista também ressalta a busca pela praticidade. “Homens gostam da sensação de limpeza e bem-estar; mulheres buscam produtos que além de higienizar, hidratem, pro­tejam a cor, controlem o frizz e, o mais importante, não deixem o cabelo ‘pesado’”, afirma. A mar­ca ressalta seu produto Equave Hydro Detangling Shampoo, um xampu nutritivo para todos os ti­pos de cabelos.

De acordo com Magda, atu­almente há um grande número de consumidores que buscam produtos multibenefícios. “Em­presas como Revlon Professional que apostam nesse tipo de produ­to conseguem uma boa fatia do mercado. Assim atendemos ainda mais às necessidades de nossos clientes.” A especialista também afirma que a categoria 2 em 1 ‘in­vadiu o mercado’.

“Com tanta inovação e tec­nologia, a tendência é que cada vez mais os produtos 2 em 1 se­jam procurados pelos consumi­dores e também introduzidos aos salões de cabeleireiros, já que em suas fórmulas existem alta con­centração de ativos hidratantes”, acrescenta.

 

Outro lado – O hairstylist Fer­nandinho Alves concorda que este mar está para peixe – itens multi­funcionais –, mas acredita nesse potencial mais na direção de finali­zadores e leave in. “Na minha opi­nião, que sempre vai para o lado técnico e não comercial, entendo que os produtos com mais de uma função estão mais adequados nos finalizados e leave in, que com eles pode-se aportar textura e brilho por exemplo, ao mesmo tempo ou até o inverso, textura sem brilho (mate) e diversos outros, do que nos famosos 2 em 1, xampu e con­dicionador, que, com a diversidade de cabelos e objetivos tão grande, acabam sempre falhando na sua missão”, afirma.

Um leave-in da marca Sexy Hair, de Los Angeles, traz 22 benefícios em um só produto. Isso mesmo, uma espécie de 22 em 1. Apesar de não ser exata­mente xampu e condicionador (é um pós-xampu) o Soya Want It All possui 22 funções, segun­do a marca. Viu só? Entre elas, a fabricante destaca: proteção solar, proteção térmica, proteção mecânica (durante a escovação), poderoso antioxidante, anti-frizz, reparação dos fios, recuperação do brilho, resistência à umidade, maciez, proteção da cor, recupe­ração da elasticidade, fortaleci­mento, nutrição, calmante, anti­-idade e prevenção de danos.

Esse produto pode ser usado antes da escovação, modelagem e até logo após sair do mar ou da piscina. Segundo a marca, é aliado especialmente nos dias de calor, como diz o Fernandinho Al­ves, “pois ajuda a eliminar o frizz e remodelar os cabelos, deixan­do-os mais vivos e com movimen­to”. “Basta borrifar o 22 in 1 nos fios para eles ficarem lindos no­vamente, sem precisar escovar”, explica o expert.

 

 

 

 

Caminhos diversos – Outro movimento que pode fortalecer ou enfraquecer a categoria de 2 em 1, isso dependendo da forma com que as fabricantes encararam a questão, é o desempenho do Co-wash, item que dispensa o uso de xampu, usando apenas o con­dicionador. As empresas também apostam nesse nicho. A Skafe é uma delas, que recentemente lan­çou a linha Keramax Profissional Co-Wash Suave Poo.

Cara Eaton, diretora de ma­rketing de cuidados pessoais da Croda, reforça que essa direção ganha força. A executiva diz que produtos como Co-wash, condi­cionadores de limpeza e No-poo/ Low-poo estão em alta na Amé­rica Latina e todos são novas ten­dências para o consumidor cuja rotina inclui muitas vezes lavar os cabelos duas vezes por dia ou mais, frequentar academia, ter os cabelos expostos a poluição ur­bana e ter os cabelos danificados após tratamentos químicos.

“Grandes marcas nacionais e internacionais já possuem disponí­veis no mercado produtos adequa­dos para cabelos tingidos, cachea­dos, finos, etc., e em versões como máscaras hidratantes, finalizado­res, condicionadores de limpeza não xampu”, diz a diretora. “A Croda oferece produtos e formula­ções que estão alinhados com esta tendência, como ingredientes ade­quados para o desenvolvimento de produtos de limpeza, não-xampu e recomendados para: proteger a cor do cabelo, limpar com condiciona­mento efetivo, itens ‘on-the-go’ e formatos convenientes, fáceis de usar e carregar”, acrescenta.

A fornecedora, contudo, também está atenta às necessida­des do mercado de itens 2 em 1, e apresenta ingredientes que adi­cionam benefícios aos produtos. O foco está em oferecer soluções alinhadas com os apelos de eco­nomizar tempo no processo de lavar/condicionar, além de man­ter a cor. Em outubro passado, a empresa lançou um ativo voltado aos cabelos latinos que promete restaurar a dinâmica dos cabelos saudáveis e reduzir a fricção en­tre as fibras.

Mais itens do portfólio da Cro­da trazem ingredientes que: repa­ram as áreas mais danificadas da superfície capilar; indicados para o desenvolvimento de xampus sem sulfato, mais suaves e com oferta de espuma cremosa; para oferecer limpeza suave e ‘blindagem’ e du­ração da cor; efeito amaciante; e controle antifrizz, entre outros be­nefícios ou efeitos.

“A grande expectativa dos consumidores pode ser resumida em ter produtos que além de (aju­dar a) economizar tempo e manter a integridade e beleza dos cabelos, realmente não deixem resíduos nos cabelos, nem os deixem pesa­dos ou murchos, no caso de cabe­los finos”, afirma Cara Eaton.

Quem também atua nesse segmento é a Lubrizol. De acordo com a empresa, em uma formu­lação de xampu 2 em 1 ou com ação condicionante, o polímero condicionante tem a função de adicionar à limpeza efetiva, hidra­tação e condicionamento balan­ceados aos fios, sem que o con­sumidor sinta que o produto final pesa após o enxague.

O uso desses polímeros, infor­ma a empresa, propicia o condi­cionamento ideal e inúmeros atri­butos, como: desembaraçamento, pentabilidade a úmido e seco, e mais brilho aos fios secos, um dos benefícios mais desejados pelos consumidores brasileiros em hair care, segundo a fornecedora.

Para itens da categoria 2 em 1, a Lubrizol oferece ao mercado a linha Merquat, que, de acordo com a empresa, é tradicional e re­conhecida pelos formuladores de produtos para cuidados pessoais. A Lubrizol informa que a linha é uma das pioneiras no desenvolvimento dos polímeros catiônicos Poliqua­ternium. “Faz parte de produtos com tecnologias diferenciadas e de alta performance, que, em sinergia entre si ou com outas matérias­-primas como modificadores reo­lógicos e tensoativos especiais da Lubrizol, trazem inúmeros benefí­cios e claims de formulação para formuladores e consumidores.”

 

Tecnologia – Em 2016, a Basf trouxe novidade a seu mix de matérias-primas voltada também à categoria de 2 em 1, de acor­do com Flávia Zanella, responsá­vel pelo marketing da empresa. Apresentou um booster de condi­cionamento, com quatro benefí­cios, que fornece melhora signifi­cativa nas propriedades sensoriais de xampus.

“Com sua tecnologia versá­til, intensifica significativamente o efeito condicionante dos políme­ros catiônicos em xampus, possibi­litando uma melhor performance com a mesma concentração do polímero”, diz. Em combinação com polímeros condicionantes, esse novo ingrediente promete promover melhora na penteabili­dade a úmido e a seco e na per­formance sensorial em diferentes tipos de cabelo.

Em cabelos bastante danifi­cados, a performance do booster de condicionamento é ainda mais evidenciada, segundo a executi­va. “Em relação à sua tecnologia de formulação, esse ingredien­te apresenta claros benefícios: é fácil de usar em processo a frio, compatível com diversos políme­ros condicionantes, não interfere na performance de espuma, além de auxiliar na solubilização de óleos em sistemas de tensoativos. Entrega excelente performance de condicionamento mesmo em sistemas com baixo teor de ten­soativos”, afirma.

Flávia ressalta que a Basf conta, entre outros muitos ingredientes, com uma linha completa de bioati­vos para tratamento de necessida­des específicas do couro cabeludo e da fibra capilar, que podem auxi­liar o fabricante a agregar valor ao produto final e a entregar os bene­fícios que o consumidor procura. E parece que é isso mesmo que ele deseja. Há previsão é que não há como fugir do multifuncional.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais sobre esta Edição
Parceiros H&C
  • AACD
  • ABC
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • GRAACC
Rua Rio da Prata, 164 São Paulo São Paulo 04571-210 Brasil
Ftech Soluções em Internet