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Painel H&C
Revista H&C - Edição 102

Portfólio coeso e inovador ajuda a ser competitivo

TERÇA-FEIRA, 6 DE JUNHO DE 2017

Em um mercado tão concorrido, inovar é um diferencial, po­rém tão importante quanto (isso) é ter um mix de produtos coesos”, diz Alessandro Rodrigues, diretor de marketing da Hinode. O exe­cutivo afirma que a empresa está alinhada com as principais tendên­cias, em busca contínua das mais novas matérias-primas, priorizan­do a excelência. Ano passado, a fabricante apresentou a sua nova marca Dazzle, cujo grande desafio, segundo Rodrigues, “foi alinhar qualidade, benefícios e inovação com um preço acessível”.

A linha chega com um nome inspirador – ainda que, talvez, não seja percebido por grande parte dos consumidores literalmente – e conta com mais de 100 itens de maquiagem, entre eles os mais re­centes 38 produtos para os lábios que desembarcaram nas lojas fran­queadas da marca em fevereiro de 2017 – 13 batons hidratantes, 6 mates, 11 mates líquidos, 4 glos­ses, 3 lápis labiais e 1 balm.

Os destaques dessa coleção, de acordo com o diretor, são os batons Bala Hidratante e Bala Matte. O primeiro, além da alta cobertura, foi desenvolvido para cuidar dos lábios, mantendo-os sempre hidratados, por meio do ‘poder’ da vitamina E e de ôme­gas 3 e 6 presentes na fórmula. O segundo item, afirma Rodrigues, apresenta alta cobertura, longa duração e efeito mate com textu­ra confortável aos lábios. O execu­tivo ainda ressalta o batom Mat­tify Líquido de alta pigmentação, acabamento mate, fácil aplicação, conforto e secagem rápida.

Os itens mais relevantes da empresa, porém, não vêm apenas de Dazzle. A empresa trouxe ainda cinco cores novas do esmalte Gel Effect, da Bellaoggi, marca italiana revendida no Brasil pela Hinode. “São alinhadas com as principais tendências”, diz Rodrigues. Com­pletando as novidades italianas, a Hinode apresentou a linha de cuidados e tratamentos para as unhas. “Como a base de trata­mento No More Crush, com vita­minas e cálcio, e dois top coats, Lasting Effect e FastDry, que pro­longam a durabilidade do esmalte e aceleram a secagem para unhas protegidas em 60 segundos”, ex­plica o diretor.

 

Proximidade – A Eudora, do Gru­po Boticário, também está atenta às oportunidades para diferenciar­-se no mercado brasileiro. Patrí­cia Scholz, gerente de marketing da marca, afirma que a fabrican­te trouxe novidades em 2016 e já apresenta lançamentos em 2017, mas que, especialmente, o desta­que é “o trabalho de acompanhar tendências mundiais bem de per­to”. “Isso nos possibilita trazer pro­dutos com mais agilidade”, diz.

Em 2016, a marca identificou um forte movimento de combinar a cor dos lábios com a das unhas. “Aproveitamos para trazer isso em produtos com um acabamento verniz, o que estava sendo bas­tante esperado, continuaremos in­vestindo e trazendo cada vez mais possibilidades para as mulheres”, afirma Patrícia.

A gerente conta que a catego­ria de maquiagem tem como carro­-chefe os batons. No ano passado, a marca apresentou inovação nessa categoria, como o lançamento de Matefix, “um batom líquido com efeito supermate e oito horas de duração, que não transfere, nem borra”. Chegaram cinco cores versáteis e comerciais ao mesmo tempo. O item despertou desejo de influenciadores, jornalistas e formadores de opinião, além de ter sido um sucesso de vendas, se­gundo a gerente. “Fizemos a ma­nutenção anual com outras cores e angariamos novos marcos. Na linha Soul, por exemplo, para aproveitar a febre dos tons terrosos, trouxe­mos o batom mate Marrom Desta­que”, acrescenta.

Entre os itens mais recentes destacados pela executiva, de 2017, está o batom Lip Deluxe Rouge Carnaval, assinado em par­ceria com a cantora Claudia Leitte. “O item era um sonho antigo de Claudia e tem uma história de bas­tidor sensacional. Há muitos anos, ela usava um batom vermelho que amava, mas ele saiu de linha e ela nunca mais encontrou o tom exato. Depois de muitas pesquisas com o nosso time de desenvolvi­mento, que incluíram até a análise de fotos antigas da cantora usan­do o produto, chegamos à cor es­perada por ela: um vermelho úni­co, mate, com fundo escuro. Foi um sucesso”, conta.

Mais um destaque, de acordo com Patrícia, é a linha Soul Kiss Me Batom com Efeito Metálico: três cores de batons líquidos com efei­to metalizado. Eles têm longa du­ração e unem o melhor do confor­to proporcionado pelo efeito mate – um dos preferidos das mulheres – ao acabamento metalizado, forte tendência vista nas passarelas in­ternacionais. “As cores Nude Mo­derno, Carmim Tendência e Roxo Estiloso agradam diferentes tipos de consumidoras, das mais ousa­das às discretas. O lançamento foi realizado no Prêmio Geração Gla­mour 2017, da Revista Glamour, e diversas celebridades aderiram aos batons. Está sendo um sucesso também”, diz a gerente.

Os marrons deverão estar em alta no inverno. No final de março, entre outros itens, Eudora trou­xe ao desfile da estilista Lethicia Bronstein, em São Paulo, o batom Lip Deluxe Marrom Luxo com aca­bamento mate, cor intensa e de longa duração – produto que che­gou ao consumidor em abril.

 

Efeitos e embalagens – Ao refle­tir sobre o que ainda pode surgir nessas categorias do segmento de maquiagens, a executiva de Eudo­ra enxerga caminhos promissores. “Sinto que as categorias de boca e unha estão consolidadas no mer­cado, mas ainda há espaço para crescer mais. Vejo que em vez de novos produtos, devemos esperar novos efeitos, como metalizado, glossy, supermate, entre outras possibilidades que ainda não te­mos visibilidade exata”, diz.

Para Patrícia, novas formas de aplicação, por meio de novas embalagens, também devem se destacar. Ela ressalta que a mulher está procurando cada vez mais opções práticas, que facilitem sua vida, e neste sentido as embala­gens têm um papel fundamental, além de proporcionarem “encan­tamento inicial”.

 

Funcionais e masculinos – A Lumi Cosméticos também teve um 2016 positivo em relação a novidades. A sócia-proprietária da empresa Natalia Antunes aponta que já está mirando no futuro. “É muito importante ter um olhar atento para o mercado e identifi­car que o consumidor está cada vez mais necessitando de produ­tos que ofereçam praticidade e tragam benefícios à saúde”, diz. A empresária afirma que os pró­ximos lançamentos serão para a ‘beleza de dentro para fora’, com alimentos funcionais. “Além dis­so, estamos muito voltados aos lançamentos de cosméticos no mercado masculino”, revela.

Os mais recentes e protagonis­tas produtos da fabricante são os esmaltes International Colors, o re­movedor de esmaltes Spin & Clear e os batons líquidos. O diferencial da linha International Colors, se­gundo Natalia, “é ser uma linha livre de tuoleno, formoaldeído, resina de formoaldeído, DBP, cân­fora, petrolato, parabenos, níquel e cádmio, ou seja, livre de metais e determinados componentes que causam hipersensibilidade e pro­cessos alérgicos”. “Além disso, os corantes são orgânicos e as textu­ras traduzem cores intensas, com características especiais de brilho, maior aderência e a secagem extre­mamente rápida”, completa.

O removedor promete ser prá­tico e dispensa o uso de algodão, são os emolientes que removem o esmalte, hidratando as unhas. Os batons líquidos são de texturas opacas e cintilantes de longa dura­ção. “Por terem fixação, aderência e não escorrerem, fazem sucesso com as jovens e as mais maduras”, diz Natalia. A empresária pontua que sempre é possível inovar e diz que com o avanço de tecnologia é possível pensar em produtos com grande fixação, melhoramento de matérias-primas e, principalmente, reduzir custos para oferecer preços competitivos e justos. “Um exem­plo é o batom com fixação que não sai no copo ao beber, com adi­ção de vitaminas e manteigas”.

 

Outono e inverno – A Bio Gene­tyc também aposta em item que não borra e de longa duração: o batom Vita Lábium. A marca apon­ta que o produto garante hidrata­ção e deixa um efeito mate nos lá­bios, “ideal para os dias mais frios de outono e inverno”. A fabrican­te informa que o batom é com­posto por polímeros de alta tec­nologia, responsáveis por criar um filme impermeável minutos após a aplicação, e que a sua composição é resistente a água; para retirá-lo completamente é necessário usar um demaquilante.

Já a Mohda Cosméticos co­loca suas fichas em glamour e sofisticação, palavras que, de acordo com a empresa, definem a sua nova coleção de esmaltes. São seis frascos divididos entre os acabamentos metalizado e micro­partículas de brilho que seguem as principais tendências para ou­tono/inverno. A fabricante expli­ca que como nude continua com força nessa temporada, a nova coleção traz três variações da to­nalidade na textura Cor e Brilho – Clássica (nude marrom), Moderna (nude acinzentado) e Chic (nude claro), e três opções de esmaltes metalizados: Ouro Rosê, Ouro Chrome e Ouro Velho.

“Trouxemos uma coleção com muito glamour e sofistica­ção, afinal essa é a época mais estilosa do ano”, afirma Marcela Goulart, da área de marketing e desenvolvimento da empresa. “Para este ano, a moda foge um pouco das tonalidades mais escu­ras e aposta na dupla ‘metalizado e brilho’, garantido ainda mais requinte e modernidade para a estação”, acrescenta.

 

Outros rumos – Temas diversos também podem ser explorados, independentemente de tendências internacionais, ou ligadas a elas de outras formas. Exemplo disso vem da marca Dote, do Grupo Rogemar. Inspirada no ‘encanto e alegria dos picadeiros’, a sua nova Coleção Circo traz ‘muita cor e diversão’ às unhas. A linha conta com seis novos glitters com base incolor e partículas coloridas que proporcionam efeitos pontilhados quando combinados com outros tons de esmaltes.

Os nomes das variantes são característicos do universo circen­se e cada uma traz partículas de cores diferentes: Pipoca (brancas), Mágico (pretas), Maçã do Amor (rosas), Fantasia (amarelas), Algo­dão Doce (azuis) e Alegria (azuis, rosas, roxas e amarelas). Os itens também prometem longa dura­ção e secagem rápida.

Coleções inspiradas em famo­sos são tradicionais no segmento. Em abril, foi a vez da Bella Brazil apresentar novidade nesse sentido. A marca lançou os esmaltes Caro­line Bittencourt Free, destinados a pessoas que têm alergias. A coleção conta com 12 tonalidades, livres de dibutilftalato (DBP), tolueno e for­maldeído. “Para atender a todos os públicos, retiramos da formulação o tolueno, solvente usado para a fixação do esmalte, o formaldeído, formol, cuja função é aumentar a durabilidade do esmalte, e o DBP, que aumenta o brilho”, diz Ales­sandra Lima, diretora da empresa. “Substituímos esses itens por ou­tros com a mesma função”.

 

Insumos alinhados – As forne­cedoras e distribuidoras de maté­rias-primas também têm um pa­pel importante nas categorias de maquiagens para os lábios e as unhas, elas muitas vezes trazem a inovação e auxiliam as fabricantes a concretizarem os seus projetos de acordo com as tendências que identificam. Uma delas é a Cos­motec. A empresa afirma que a demanda de esmaltes com base aquosa vem crescendo devido ao aumento da busca por produtos que causem menos irritação e tam­bém para itens mais seguros para usar em crianças.

Com isso, a Cosmotec diz que dispõe de ingredientes altamente tecnológicos para atender a essa necessidade. Destaca seus produ­tos da linha Megatran (Interpoly­mer), formadores de filme de fase aquosa que melhoram a perfor­mance e durabilidade dos produ­tos finais para o consumidor.

Para a boca, a distribuidora ressalta um emoliente de origem vegetal, o Eldew PS-306R (Ajino­moto), que proporciona hidratação e reparo da barreira lipídica, e tem capacidade de armazenar até 420 vezes o seu peso em água. Em ba­tons, segundo a empresa, confere maior intensidade da cor, espalha­bilidade, maciez e adesividade do produto no lábio.

A Evonik destaca em seu portfólio formulações desenvolvidas na Ásia – principal trendsetter do momento, segundo Amanda Caridad, analista de marketing da empresa – que vão ao encon­tro das mais recentes tendências de maquiagem na Coreia do Sul, relevante região que aponta oportunidades nas categorias de cuidados com a pele e maquia­gem. “O conceito Look good, feel good traz duas formulações de gloss labial, o Color Change Lip Gloss e o Color Reviver Lip Glow”, destaca a profissional.

Amanda explica que o pri­meiro possui aparência inicial se­mitransparente, mas entrega uma “experiência surpreendente” com a mudança de cor ao ser aplicado nos lábios. “Esse produto tam­ bém oferece efeito gloss, muito em alta atualmente. Nessa for­mulação temos a Ceramide IIIB, um ativo que oferece hidratação prolongada, sendo excelente para lábios ressecados”, diz.

Já o Color Reviver Lip Glow traz efeito inovador às formula­ções A/O para os lábios, segundo a especialista. É resistente a água, porém não oferece efeito oleoso. E também traz o efeito gloss, muito apreciado na Ásia. O ingrediente promete oferecer sensação agra­dável e boa dispersão dos pigmen­tos, especialmente em fórmulas com baixa viscosidade, além de efeito aveludado aos lábios.

 

Tradicional e novo – Há ingre­dientes que não são exatamente novos, mas podem ganhar impor­tância quando chega uma nova oportunidade de aplicação. Esse é o caso de um produto da Ajino­moto que é recente novidade para a categoria de esmaltes à base de água. O ingrediente é o Ajidew NL- 50, um hidratante natural à base de aminoácido derivado da cana­-de-açúcar, que mimetiza o So­dium PCA presente no NMF (Na­tural Moisturizer Factor) da pele humana, conforme explica Juliana Leite, supervisora de especialida­des químicas da empresa.

Segundo ela, as unhas são compostas principalmente por que­ratina, contendo entre 10% e 30% de água, e apenas 5% de filme li­pídico, que funciona como uma barreira protetora para manter o seu nível de hidratação. Essa carac­terística torna as unhas mais susce­tíveis a se desidratarem. “Quando o nível de água está abaixo de 15%, as unhas tornam-se frágeis e perdem a flexibilidade, resultan­do em descamação e quebra. A adição desse ingrediente fixa e aumenta a quantidade de água nas unhas”, diz. O produto tam­bém pode ser usado em uma base aquosa incolor, como um primer hidratante para evitar a descama­ção das unhas ou do esmalte du­rante as tarefas cotidianas, como lavar a louça.

 

Espelhado – A Colormix Especia­lidades representa a alemã Eckart, uma das maiores empresas de pig­mentos de efeito do mundo, que neste ano aposta para uso em es­maltes no alumínio em pó disper­so SilverdreamLunaris. “Pode ser facilmente incorporado nas bases de esmaltes, proporcionando um efeito único espelhado”, explica Alexandre Castro Monteiro, geren­te comercial da Colormix.

Entre outros lançamentos da fornecedora estão uma mica sintética preta (Syncrystal Soft Bla­ck) com efeito grafite e tamanho de partícula pequeno, o que pro­porciona alta cobertura, e um pig­mento de alumínio em pó (Visio­naire Bright Splendid Champagne) revestido de hidróxido de alumínio e sílica, que oferece cobertura, aparência metálica brilhante e um efeito único champagne.

Monteiro destaca que a em­presa representa fornecedoras conceituadas na área de cosméti­cos, entre elas a indiana Neelikon, que possui pigmentos orgânicos e corantes muito usados em ba­tons. “Nossa representada BYK também possuí um largo portfólio de espessantes em pó e em pastas que auxiliam no controle da tixo­tropia, estabilidade das formula­ções, suspensão dos pigmentos e evitam a sedimentação”, comple­ta o executivo.

 

Também recentes – A DSM tam­bém apresenta soluções. Em 2016, lançou uma sílica modificada cha­mada Valvance Touch 250, que melhora a performance e a dis­persão de pigmentos em uma for­mulação de maquiagem, além de atuar como modificador sensorial, segundo Gisele Sousa, diretora da unidade de negócios de cuidados pessoais da empresa. Os benefícios que o ingrediente traz em batons, por exemplo, de acordo com a exe­cutiva, são: itens com brilho, a cor fica mais intensa, viva e brilhante (batom ‘ultrabrilho’) e os consumi­dores têm a sensação imediata de lábios mais macios e hidratados.

Recentemente, a Dow tam­bém apresentou novidade, lançou o Dow Corning FA 4002ID Silicone Acrylate. Segundo Gislene Attilio Meyer, gerente de marketing da empresa, trata-se de um forma­dor de filme de silicone-acrilato já solubilizado em Isododecano, que, uma vez adicionado a uma formulação de batom, oferece longa duração, alta resistência à abrasão, repelência ao sebo e água e sensorial agradável. “Fácil de formular e muito confortável sobre a pele”, diz.

A Basf também ressalta dois lançamentos recentes, de 2016, segundo explica Agnes Muciacito, coordenadora de marketing técni­co de Colors & Effects. Flamenco Summit Aqua A80H pode fornecer um azul único, com um brilho in­tenso que amplia a variedade de possibilidades em aplicações de maquiagem, simbolizando a pure­za e serenidade do branco-pérola ao azul digital profundo.

Reflecks Dimensions Brilliant Gold GY80D oferece uma reflexão intensa de ouro, uma coloração glamourosa que tem alta croma­ticidade, brilho reluzente e efeito cintilante. O ouro continua a evo­luir variando do rosa-vibrante ao cobre-morno e acentos marrons. Agnes lembra ainda de que agora em 2017 a empresa também traz novidades, que aliás estão sendo apresentadas em Londres enquan­to fechamos essa matéria. Saiba mais em breve, por meio das notas de mercado no site da H&C.

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