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Painel H&C
Revista H&C - Edição 107

Mercado que pode trazer oportunidade

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2018

O brasileiro em geral ado­ra um churrasco. O cos­tume faz parte da cultu­ra no País, em todas as Regiões. Seja qual for o formato e o tama­nho da churrasqueira, o hábito re­úne amigos e familiares, até mes­mo na varanda do apartamento, no quintal da empresa ou na areia da praia. Mas no final da diversão sempre sobra para alguém a tare­fa de lavar a grelha, os utensílios usados na preparação dos alimen­tos e as louças.

Para ajudar nessa ‘missão pos­sível’, o consumidor certamente necessita um detergente – ou ou­tro tipo de produto – que seja ‘po­deroso’ contra as sujeiras e suave para as mãos. Essa é a sugestão de Fabrizio Mazzeo, gerente téc­nico para o segmento de home care da Clariant. “Dessa forma, uma formulação que explora a combinação de glucamidas de cadeias curtas e longas entrega propriedades desengordurantes de limpeza de superfícies aliadas a uma espuma volumosa e a um sensorial diferenciado para as mãos, além de ser completamente sustentável”, afirma.

A Clariant tem um lançamento que vai ao encontro desse cami­nho. A linha GlucoPure, cujo prin­cipal ingrediente são as glucami­das. De acordo com Mazzeo, essa solução representa a nova geração de surfactantes renováveis, “com­binando com alto desempenho e sustentabilidade”.

“Obtidas a partir de açúcar e óleos naturais, as glucamidas oferecem flexibilidade e multifuncionalida­de, sendo excelentes ferramentas para o formulador”, diz o execu­tivo. Os benefícios que elas ofe­recem, explica, estão diretamente relacionados à sua composição graxa. Entre as possíveis aplica­ções das glucamidas, Mazzeo des­taca: as de cadeias mais curtas são ideais para limpadores de super­fície, promovendo uma limpeza eficaz e suave, sem agressão; já as glucamidas maiores são indicadas para formulações lava-louças, pois entregam uma espuma volumosa e viscosidade, além de um sensorial diferenciado.

Além desses benefícios, os novos surfactantes também possuem vantagens econômicas, de acordo com o gerente, possibilitando a redução de complexidade das for­mulações de limpadores e de de­tergentes sem comprometer sua eficácia. A Clariant, ressalta, ofe­rece uma linha completa para o mercado de detergentes. Alguns exemplos de produtos que com­põem seu portfólio de Industrial & Home Care são: tensoativos sustentáveis, além dos tradicio­nais aniônicos, etoxilados, óxidos de amina e betaínas, assim como modificadores reológicos, bioci­das e ativos.

Viscosidade – Quando o assunto é limpeza de grelhas de churrasco, um fator importante é a viscosi­dade do produto usado, que não pode escorrer sem que tenha um contato adequado com a superfí­cie, permitindo sua ação. Essa é a visão de Elvis Barreto, de pesquisa e desenvolvimento global da Oxite­no. Umas das soluções oferecidas pela empresa é o modificador reo­lógico associativo Oxiflow F 1700, um produto líquido que promove alta viscosidade.

Esse produto não necessita de dis­persão prévia e/ou neutralização, promovendo também transparên­cia e potencial benefícios na espu­mação, além se ser um tensoativo suave que não irrita a pele. “Com a utilização desse item, os fabri­cantes de lava-louças terão maior facilidade na produção, reduzindo ou substituindo os espessantes tra­dicionais, gerando uma curva de viscosidade superior e uma redu­ção nos problemas de turbidez do produto pelo uso de eletrólitos”, afirma o executivo.

“Possuímos um portfólio comple­to para o desenvolvimento de so­luções no mercado de home care, inclusive para aplicações em for­mulações que exijam maior nível de detergência, como desangra­xantes”, afirma Barreto. “Além disso, contamos com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento equipados com ferramentas de precisão para a análise de per­formance e espumação, e pro­fissionais técnicos com grande expertise no mercado, podendo gerar soluções que associam per­formance e rentabilidade para os nossos clientes de acordo com suas necessidades.”

A Oxiteno, destaca o executivo, desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis que atendem a di­versos mercados. “Oferecemos formulações multifuncionais con­centradas e biodegradáveis para os principais subsegmentos do mercado, como laundry care, sur­face care e dishwashing. Nossas soluções são criadas para dar pra­ticidade no cuidado do lar, têm perfil multiuso e formulações mais concentradas que proporcionam conveniência, economia e menor impacto ambiental”, diz.

Poder desengraxante – Fabrican­tes que querem apostar no nicho de limpeza de churrasqueiras e afins devem ficar atentos a carac­terísticas como essas. Meris Milek, coordenadora de tecnologia apli­cada de household care da Evonik, explica que um produto para esse mercado deve atuar em uma lim­peza onde o nível de desengraxa­mento é alto. “Deve possuir tipos e balanço correto de surfactantes e outros aditivos que possibilitem eficácia na emulsificação e remo­ção de gordura carbonizada para promover a limpeza, com o menor esforço possível”, diz.

Meris sugere pensar em uma for­mulação de detergente a pronto uso que utilize, por exemplo, uma combinação de álcoois alcoxilados da linha Tomadol, da Evonik, que entregarão uma alta espalhabilida­de, poder emulsionante e desen­graxante da gordura encrostada mesmo a baixos níveis, aliados ao anfotérico Tego Betain, que além de atuar em sinergia com os não­-iônicos potencializando-os, prove­rá espumação cremosa e brilho a superfície aplicada.

“Outra possibilidade seria o uso de nosso blend de surfactantes não­-iônico/catiônico Rewoquat, que aliado ao mesmo co-surfactante anfotérico Tego Betain pode trazer benefícios equivalentes em perfor­mance”, afirma a especialista. “Esse mesmo blend é um produto versátil, que atua com eficácia mesmo em altas diluições e diferentes ranges de pH, e pode ser otimizado em ou­tras linhas de produtos, como lim­padores multiuso”, completa.

A empresa ainda destaca uma so­lução de agente de enxágue, Te­gotens. “Principalmente na área institucional, promove a secagem de maneira rápida e uniforme, eli­minando as manchas ou pequenos ‘spots’ deixados pelos sais após consecutivas lavagens”, explica a coordenadora.

Fabricantes e oportunidades – O mercado de household oferece oportunidades para quem dese­ja entrar no nicho de limpeza de equipamentos de preparo, uten­sílios, louças e ambientes relacio­nados ao hábito do churrasco. O resultado dessa aposta pode ser oito ou 80. Isso porque marcas e produtos tradicionais já são refe­rência, mas estão há muito tempo de estrada.

A Unilever destaca Cif, indicado para a limpeza de churrasqueiras. “A gordura, carvão e fumaça de um churrasco deixam uma sujei­ra pesada e mais difícil de remo­ver, exigindo muita força na hora de eliminar todas as impurezas. Para facilitar a limpeza e diminuir o esforço na hora de esfregar, Cif desenvolveu a linha Cif Cremoso. Sua fórmula exclusiva, com micro­partículas limpadoras poderosas, é capaz de remover toda a sujeira com mais facilidade do que ou­tros produtos convencionais”, diz Maria Eugênia Ribeiro, gerente de marketing da Unilever.

Além da versão Original, estão disponíveis as versões Limão, La­ranja e Ultra Higiene com Cloro. Todos são vendidos em embala­gens de 250 ml e 500 ml. Para as outras superfícies, como fogão, pia e azulejos, Cif Ultra Rápido Desengordurante também garan­te eficiência para desengordurá­-las e deixar a casa limpa, sem mau cheiro e brilhando. Segundo a gerente, sua nova fórmula, com avançada tecnologia de molécu­las de ação rápida, age em ape­nas 10 segundos. O produto está disponível em quatro embalagens diferentes: Gatilho, Squeeze, Refil e Refil Econômico.

Já a Bombril diz que o principal produto para limpar sujeiras mais difíceis em grelhas, churrasqueira e utensílios é o Sapólio Radium. Segundo a fabricante, o produ­to possui abrasividade na medi­da certa para todos os tipos de sujeira. Marck Krauze, diretor de Marketing, diz que no caso de churrasco é necessário um poder de abrasividade maior. “Por isso, nosso produto mais indicado seria o Sapólio Radium Barra, que pos­sui abrasividade e é tensoativo na medida certa para fazer a limpeza química, sem precisar fazer mui­ta força.” A empresa considera o produto ideal para limpar churras­queiras, panelas, grades de alumí­nio, chapas e assadeiras.

O Sapólio Radium conta com di­ferentes apresentações: cremoso, multiuso, menos abrasivo e não risca; pó, que possui abrasividade maior, normalmente utilizado em pisos para remover sujeiras mais difíceis; e barra, extremamente abrasivo, usado para grelhas, etc. A marca está no mercado há mais de 40 anos. E não tem lançamen­tos recentes para tipo de limpeza.

A Bombril considera o mercado es­tável (limpeza de churrasqueiras) e diz que o crescimento é compa­tível com o crescimento da cesta de limpeza. A Revista H&C per­guntou ao executivo como seria um produto revolucionário para esse nicho de lava-churrasqueiras e similares. Krauze respondeu que ainda não encontrou produto me­lhor que o Sapólio Radium barra, nem em outros países.

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