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Painel H&C
Revista H&C - Edição 110

Formulação natural pode vencer batalhas em cuidados com a pele

TERÇA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2018

demanda por produtos cosméticos e de higiene pessoal com caracterís­ticas naturais parece ser um cami­nho sem volta. Só deve aumentar. Um nicho que deve crescer em todos os segmentos e categorias. Para atender a fabricantes do setor que desejam percorrer essa traje­tória, fornecedores e distribuido­res de matérias-primas fortalecem cada vez mais seu arsenal e ofere­cem diversidade em formulações. Quem acompanhar certamente estará mais bem preparado para as batalhas do mercado.

Em cuidados com a pele, soluções robustas, novidades e inovações reluzem nos menus das empresas de matérias-primas. São itens que no mínimo podem inspirar fabri­cantes de produtos finais a sonha­rem com lançamentos conquista­dores. As marcas que pretendem concretizar os seus sonhos já têm mãos variadas oportunidades.

Algumas delas vêm da Focus Química. A gerente de marke­ting técnico da empresa, Amanda Omodei, destaca que os dados mais recentes apontam um cres­cimento do mercado global de produtos naturais e surpreendem. “Entre os anos de 2009 a 2017, esse crescimento atingiu 63% e, desta maneira, trouxe ainda mais a necessidade das empresas fabri­cantes de matérias-primas expres­sarem o seu posicionamento fren­te à demanda do mercado”, diz.

A executiva afirma que é preciso, antes de tudo, esclarecer alguns pontos. “Parece haver uma falta de conhecimento verdadeiro so­bre o que ‘natural’ significa e quão natural alguns produtos realmente são”, alerta. Quem se manifesta quanto essa questão é a DSM, uma das empresas que a Focus represen­ta com exclusividade no Brasil.

House of Naturals – “A DSM respondeu a essa demanda com dedicação à transparência, ofere­cendo um amplo e variado por­tfólio de mais de 55 produtos naturais, certificados em diferen­tes níveis para atender a diferen­tes necessidades, segundo a ISO 16128, representando mais de 45% do portfólio total da empre­sa”, conta Amanda. O material chamado House of Naturals é o grande destaque para o semestre, que a Focus Química, em parceria com a DSM, já está divulgando.

Entre os principais ingredientes estão: os ativos certificados orgâ­nicos da linha Alpaflor; os ingre­dientes certificados como ‘Natural verificado’, a exemplo do hidratan­te Pentavitin, derivado dos grãos de milho; e os ingredientes de ‘Origem natural’, que estão em conformidade com a ISO 16128 e possuem pelo menos 60% de matéria-prima de origem natural, como o ativo derivado da alga Nannochloropsis occulata, Pepha­-Tight. “Esse material é o grande destaque das empresas, Focus Química e DSM, como lançamento durante a feira in-cosmetics Latin America 2018”, diz Amanda.

França em alta – As novidades não param por aí. Uma das repre­sentadas da Focus, a Stearinerie Dubois, da França, lança um pro­duto natural que possui 87% de vegetalização em sua síntese e é 100% biodegradável. Amanda explica que o Dub Estoline é um éster polimérico formador de filme de nova geração, concebido como uma segunda pele, de maneira funcional e excelente sensorial.

“Fortalece a função de barreira da epiderme, agindo como uma se­gunda pele, permanecendo não-co­medogênico. Protege a pele contra contaminação da poluição – baixa mortalidade celular – e de outros fatores externos que exacerbam os sinais de envelhecimento prematu­ro, além de manter a hidratação da pele, diminuindo o TEWL (transepi­dermal water loss)”, explica.

Outra francesa, a Sophim, também complementa o portfólio da Focus. Amanda ressalta que a empresa é líder na fabricação de esqualano vegetal derivado do óleo de oliva, o Phytosqualan. “Esse produto é mundialmente reconhecido como o melhor agente hidratante da pele, pois mimetiza os lipídios de nossa camada lipídica, promovendo uma película protetora para a pele, evi­tando a perda de água”, afirma.

Também da França, a Lessonia incrementa o cardápio da Focus. Trata-se de uma empresa especia­lizada em desenvolvimento e fa­bricação de esfoliantes de origem natural. “Trabalham com esfo­liantes derivados de flores, frutos, sementes, minerais e grãos. O lan­çamento mais importante da linha da Lessonia é o premiado CelluloS­crub, que é a melhor opção para substituição das microesferas de polietileno, de fonte 100% reno­vável, de origem de madeira de reflorestamento e 100% biodegra­dável”, destaca Amanda.

Além desse ingrediente, a fornece­dora francesa disponibiliza um es­foliante magnético. Suas partículas são removidas pela atração de um ímã magnético que remove o pro­duto sem necessidade de enxágue. O Magnetite Esfoliator é um esfo­liante mineral e está disponível em dois tamanhos de partículas, sen­do 300 μm ideal para esfoliação facial e esfoliação média para o corpo e tamanho de 500 μm, es­pecialmente desenvolvido para uso em corpo, mãos e pés, promoven­do “forte esfoliação”.

“Devido ao seu poder de atração com outros materiais magnéti­cos, tal qual ao ímã, o Magnetite Exfoliator pode ser removido logo após esfoliação convencional. É aplicável em cremes, géis e qual­quer outro tipo de formulação”, explica Amanda.

Sweet Block Hydration – Obser­vando uma crescente demanda das empresas por ingredientes naturais, soluções tecnológicas e produtos premium com custo acessível, a Dinaco é outra empre­sa que atua como aliada dos fabri­cantes. A companhia desenvolveu o Sweet Block Hydration. Trata-se de um complexo de hidratação e proteção da pele que une diferen­tes mecanismos de ação, compos­to pelas especialidades químicas.

Inclui itens como: Neossance Squalane, um emoliente de ori­gem vegetal que confere um to­que sedoso e suave sem deixar sensorial pesado, previne a perda de umidade da pele, restaura sua elasticidade e flexibilidade, além de hidratar e amenizar as linhas finas; Trehalose 100, ativo biotec­nológico com propriedade hidra­tante, que em produtos desodori­zantes e de oral care pode auxiliar a mascarar o odor, impedindo a oxidação do ácido alfa-linolênico; e Genencare OSMS BA, um in­grediente 100% natural, de alta performance extraído do açúcar da beterraba, cujo mecanismo inovador atua através de hidra­tação osmolítica, proporcionando hidratação completa em diferen­tes níveis e no longo prazo.

A mais recente novidade da Dinaco, entretanto, fica por conta de um ingrediente que beneficia a diver­sidade da microbiota, segundo explica Viviane Gandelman, dire­tora de negócios e supplychain da empresa. “Nossa representada Lubrizol lançou no seu portfólio Lipotec o Fensebiome peptide, um heptapeptideo destinado a fortalecer a pele urbana vulnerá­vel, alinhado à tendência global de proteção da pele através do estimulo da microbiota benéfica”, conta. De acordo com a executi­va, a fórmula promove equilíbrio e a diversidade da microbiota, as­sim como o aumento de bactérias benéficas, características da pele mais saudável, de quem vive em contato com a natureza.

Veganos e cia – A Dinaco tem no seu portfólio especialidades quími­cas que são alternativas naturais para substituir produtos polêmi­cos, ativos de origem 100% natu­ral, veganos, de economia circular e biotecnologia, assim como in­gredientes sustentáveis que permi­tem o processo a frio durante seu processamento. “É difícil destacar apenas um produto ou represen­tada, quando podemos oferecer ao cliente opções de produtos de representadas reconhecidas inter­nacionalmente por sua qualidade e inovação”, diz Viviane.

Para cuidados com a pele, a dire­tora destaca da Alchemy a linha de base de sucrose com o espessante Sucragel, um ingrediente 100% natural, biodegradável, aprovado pelo EcoCert e COSMOS. “É capaz de geleificar ingredientes oleosos e é uma mistura autoemulsionan­te que, quando em contato com água, forma emulsões leitosas ou cremes”, diz. E também ressalta o HIPEgel, um sistema emulsionan­te que proporciona sensorial leve e texturas diferenciadas, além de facilitar a incorporação de ativos e ser absorvido pela pele rapidamen­te. “Ideal para fórmulas minimalis­tas”, acrescenta.

Essa, inclusive, é uma tendência do mercado, segundo Viviane. A executiva diz que os formuladores buscam cada vez mais unir maté­rias-primas naturais com tecnolo­gia para aumentar a eficácia e ga­rantir a segurança e a pureza dos ingredientes e produtos. “Uma vertente dessa tendência é a bus­ca por matérias-primas mini-multi: fórmulas minimalistas para produ­tos multifuncionais”, afirma.

Segundo ela, esse desafio deman­da produtos premium, especiali­dades químicas de altíssimo valor agregado, cuja qualidade permite a adoção de pequenas concentra­ções para obter melhores resulta­dos. “O portfólio da Dinaco se des­taca neste aspecto, temos entre as nossas representadas empresas inovadoras que investem constan­temente em pesquisa e desenvol­vimento para trazer ao mercado o que o ‘estado da arte’ em tecnolo­gia permite”, diz.

Radar ligado – Ter sinergia e ali­nhamento com as tendências de mercado é a maneira que as em­presas encontram para buscar eficiência em suas parcerias com fabricantes cosméticos. Quem ilustra bem isso é a Chemyunion. “Buscamos sempre desenvolver ingredientes que estejam alinha­dos à tendência de naturalidade do mercado”, diz Patricia Moreira, gerente de produtos skin care da empresa. Tanto Revinage quanto 4MAN são soluções que se enqua­dram nesse conceito e compõem um portfólio com mais de 60 in­gredientes vegetais, oferecendo benefícios clareadores, antioxidan­tes, antipoluição e antimicrobia­nos, entre outros.

Os retinóides, devido a seus princi­pais efeitos biológicos, estão entre os mais prescritos e recomendados ativos na dermatologia. No entan­to, Patricia explica, a sua utilização é frequentemente associada à fo­tossensibilidade e à irritação cutâ­nea. “Revinage é um ativo com­posto de um extrato supercrítico botânico, uma tecnologia química verde avançada, que permite a ob­tenção de extratos altamente con­centrados, isentos de solventes, e satisfazem todos os requisitos para um produto ambientalmente sus­tentável”, afirma.

A gerente ressalta que Revinage é rico em fitol, um precursor do áci­do fitânico, que é um ligante do re­ceptor X de retinóide (RXR), como mostrado em estudos in silico. Pos­sui conceito multialvo com o obje­tivo de combater o envelhecimento da pele. “Testes in vitro mostram sua capacidade para: aumentar a síntese de colágeno em 24% e de elastina em 26%; aumentar os níveis dos fatores de crescimento celular como o EGF e TGF-Beta em 108% e 41%, respectivamente; aumentar as enzimas antioxidantes CAT e SOD em 47% e 247%, res­pectivamente; e reduzir os media­dores inflamatórios COX-2, PGE2 e LTB4 em 69%, 26% e 28%, res­pectivamente”, diz.

Ensaios clínicos também compro­vam os efeitos notáveis do Revi­nage. Após 42 dias de tratamento com este ativo, voluntários apre­sentaram redução de 28% das rugas profundas e de 36% de ru­gosidade da pele. A elasticidade e redensificação da derme também aumentaram em 13% e 25%, respectivamente.

De olho nas oportunidades que o mercado masculino apresenta, a Chemyunion desenvolveu uma solução multifuncional 4 em 1 natural, denominada 4MAN, que é capaz de lidar com a oleosida­de excessiva da pele ao mesmo tempo em que reduz seus sinais do envelhecimento, promove sua hidratação e apresenta proprieda­des calmantes.

Patricia conta que a linha 4MAN foi desenvolvida recentemente após exaustivos estudos de siner­gia para encontrar o “balanço perfeito” entre o lúpulo, alcaçuz, extrato de algas vermelhas, rosa­-rubra, pantenol e mentol.

Por muitos anos, os homens con­viveram com o estigma social de que cuidar da pele, dos cabelos e de sua aparência em geral era um sinal de fraqueza ou falta de mas­culinidade. A geração dos millenials corrobora a desconstrução desse padrão ao estimular o consumo de cosméticos voltados à beleza masculina, alavancado pela expan­são de ambientes direcionados ao cuidado da pele masculina, como barbearias em estilo vintage”, diz. E os homens, certamente estão entre os públicos que valorizam o natural. Por que seria diferente?

 

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