Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Painel H&C
Revista H&C - Edição 113

Espaço aberto para ativos sustentáveis

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JUNHO DE 2019

Segmento de multiuso tem espaço para formulações mais sustentáveis e a solução começa na indústria da matéria-prima

Fornecedores e distribuido­res de matérias-primas têm investido para apresentar ativos sustentáveis ao setor de lim­peza, especialmente com foco no segmento de limpadores multifun­cionais. Na Polyorganic Tecnolo­gia, essa busca tem sido uma ban­deira importante para empresa.

Mauro Majerowicz, proprietá­rio, conta que a empresa lançou recentemente um sequestrante ecológico derivado do açúcar da beterraba, que substitui os tradi­cionais sequestrantes de dureza “atualmente usados no merca­do” com melhor custo-benefício nas formulações de limpadores. A companhia também desenvolveu blends de tensoativos compostos de ativos biodegradáveis e oriun­dos de fontes naturais e isentos de solventes orgânicos.

Negócios decolam – “O diferen­cial do Polydisperse GLDA Na4 é o apelo ecológico para as formu­lações de limpadores e saneantes em geral, porque possui um maior poder de complexação em uma ampla faixa de pH, estabilidade térmica e química e potencializan­do a ação biocida das formulações, proporcionando aos fabricantes de limpadores a melhor relação custo­-benefício”, diz.

Majerowicz acrescenta que são ativos de fácil utilização, “extrema­mente solúveis, que não necessitam de temperatura para sua produção, não tóxicos ou inflamáveis, não oferecem risco operacional quando utilizados nos sites de produção e seguros para o cliente final e meio ambiente”. “O mercado tem acei­tado nosso novo conceito, nossos negócios começam a decolar nesta linha de mercado e estamos que­brando paradigmas”, conta.

No quesito inovação, o executivo revela que a empresa está avalian­do a aplicação de biotecnologia em limpadores multifuncionais. “Estudamos a introdução de en­zimas a fim de reduzir o teor de tensoativos e melhorar a perfor­mance dos produtos em aplica­ções específicas”, diz.

Alto desempenho – A palavras sustentabilidade também está pre­sente na rotina da MCassab para esse mercado. A empresa está apresentando o MC Solve ACP 01 (Rhodia), um produto formulado utilizando blend de surfactantes e solvente sustentável. O pessoal da empresa explica que esse produto, além de ter baixo odor e toxicida­de, possui alto poder de solubi­lização e potencializa a emulsão de gorduras e outros materiais, garantindo alto desempenho na limpeza de superfícies.

O produto é “extremamente con­centrado” e pode ser diluído de forma simples, segundo a forne­cedora, com adição de água em baixa agitação, gerando uma oti­mização/economia no processo produtivo dos clientes, além de ser um produto “de baixíssima toxicidade”.

Ousar é preciso – No ano passa­do, a empresa havia apresentado ao mercado Augeo Clean Multi, da Rhodia, solvente proveniente da gli­cerina, biodegradável, eficiente em limpeza de sujidades domésticas, solubilizante de fragrâncias e agen­te redutor da taxa de evaporação. “O resultado está sendo melhor do que esperado, pois o mercado está realmente procurando produtos sustentáveis e inovadores”, conta um dos especialistas da empresa. Ele também destaca que a tendên­cia de aromatizadores de ambien­tes no mercado de household vêm crescendo ano a ano. “Quando aplicado em aromatizadores, niti­damente é possível verificar a efici­ência, gerando aumento de procu­ra do ativo”, afirma.

Segundo a MCassab, um desafio para esse segmento é mudar o conceito, lutar contra a resistência a mudanças. “No mercado brasi­leiro estamos sempre em busca de redução de custo, quando apre­sentamos um produto inovador e sustentável, existe uma ideia de que trará alto custo em produtos acabados, porém com ajuda técni­ca que oferecemos, podemos con­seguir um produto de baixo custo, sustentável e até mesmo com uma melhor performance”.

Verdadeiros multifuncionais – Os limpadores multifuncionais preci­sam ser verdadeiros. Quem levanta essa bola é Vânia Godoy, gerente da área de produtos de limpeza e higiene da casa da Unilever. “A maioria dos limpadores domésticos não é verdadeiramente multifun­cional. Mas Omo Pisos é. O que percebemos é que os consumido­res buscam uma diversidade de itens e têm o hábito de fazer suas próprias misturas para potenciali­zar a ação dos produtos de limpe­za. Os coquetéis de limpeza feitos em casa levam de três a quatro produtos e isso acontece porque o consumidor não encontra ou não confia no benefício dos produtos mais básicos”, diz.

A executiva acrescenta que o con­sumidor em um momento busca por mais fragrância, no outro por mais limpeza e assim por dian­te. “Foi a partir dessa percepção que tivemos a ideia de lançar um produto completo, com ‘Ação To­tal’ para auxiliar no processo de limpeza. A linha Omo Pisos tem todos os benefícios que o consu­midor procura – limpeza, desinfec­ção e perfume – em um produto só”, afirma. A linha foi lançada em 2018 e ainda é a estrela da fabricante nesse segmento. Foi a primeira investida de Omo fora do universo da lavanderia.

O produto está disponível em qua­tro versões: Lavanda, Floral, Brisa do Oceano e Frescor da Monta­nha, em três formatos, frascos de 450 ml, 900 ml e doypacks de 900 ml. “O principal diferencial do pro­duto é a superioridade de sua fór­mula: ele desinfeta mesmo quan­do diluído em água e conta com tecnologia de remoção dos maus odores”, diz Vânia.

Também é novato – O ano de 2018 também foi marcante para a Colgate-Palmolive em limpeza. A fabricante expandiu a marca Pi­nho Sol, que até então pertencia apenas ao segmento de desinfe­tantes, para atuar também no seg­mento de limpadores, com o Pinho Sol Limpeza Pesada Eucalipto. “O lançamento oferece uma solução completa para todas as necessi­dades de limpeza devido a sua fórmula avançada, com partículas ativas que proporcionam cinco be­nefícios em um só produto: limpa profundamente, remove manchas, protege a casa, desengordura e perfuma”, explica Daniela Cabrilla­no, responsável pelo marketing de home care da empresa.

Daniela ressalta que, “além da fortaleza da marca, que já é re­ferência e possui a confiança dos consumidores”, o produto entre­ga alguns diferenciais: garante a remoção dos resíduos, deixando as superfícies com mais brilho; desengordura 25% mais; remove até duas vezes melhor as manchas difíceis e o limo, e possui uma fragrância agradável e de longa duração. “Multiuso e eficiente, o produto pode ser usado na casa toda e está disponível nos tama­nhos 500 ml, 1 L e 1,75 L. Essa inovação trouxe participação de mercado incremental para a Col­gate-Palmolive, ajudando no cres­cimento da empresa no mercado de limpadores”, revela.

Pinho Sol Limpeza Pesada possui moléculas sulfactantes que funcio­nam como partículas ativas para remoção de sujeiras e manchas 

 difíceis da casa. Já o Ajax Fresh, também da Colgate-Palmolive, possui uma combinação de dois ingredientes ativos, surfactantes aniônicos, mais não iônicos, que são responsáveis por essa tarefa.

Conexão com consumidores – Daniela dá uma dica para quem atua no segmento de limpado­res. Na opinião dela, além de oferecer produtos de qualidade boa e com bom rendimento, é muito importante que as marcas busquem se conectar e se apro­ximar cada vez mais de seus con­sumidores, não só por meio de comunicação, mas também no próprio ponto de venda.

“Esse mercado é muito competi­tivo e possui algumas marcas que priorizam preço baixo sobre a qua­lidade. Portanto, a qualidade do produto e uma boa comunicação que conecte com o consumidor faz grande diferença para forta­lecer a marca e torná-la próspera nesse segmento”, afirma.

 

Específico, mas multifuncional – A Casa KM também está no páreo, com novidades na mão. A empresa lançou em março deste ano a linha Kasão, composta por limpador de banheiro sem cloro, desengordu­rante para cozinha, limpador de piso, limpa-vidros e multiuso.

A empresa investe em linha com­pleta, para dar opções ao consu­midor. Paula Duarte, analista de marketing da empresa, explica que o mercado está cada vez mais dire­cionado e mesmo que os limpado­res sejam multifuncionais, há uma necessidade crescente em produ­tos que realizam a limpeza especifi­camente em cada canto e ambien­te da casa. “Os limpadores para cozinha e banheiro exemplificam bem isso, mostrando soluções que variam de limpadores para fogão inox até vasos sanitários. Porém, apesar de serem específicos, eles têm diversas funções dentro de um mesmo produto, como desinfetar, limpar, perfumar etc.”, diz.

O mais importante, segundo a especialista, é conter ativos que limpam com eficiência e durabili­dade, sem causar manchas e que secam rapidamente. “Os limpado­res multifuncionais Kasão têm tec­nologia que mantém as superfícies limpas e brilhantes por vários dias. Ela cria uma barreira de proteção que repele as sujidades mais difí­ceis do dia a dia, tornando a pró­xima limpeza mais fácil. Somando­-se a isso, ainda tem o benefício de prevenir o embaçamento em vidros e espelhos”, conclui.

 

 

Mais sobre esta Edição
Parceiros H&C
  • ABC
  • Abipla
  • Abre
  • ABT
  • Anvisa
  • FCE Cosmetique
  • FtechSM
  • iCosmetologia
  • AACD
Rua Rio da Prata, 164 - Brooklin - São Paulo - SP - Brasil - CEP: 04571-210

Ftech Soluções em Internet